Fotógrafa brasileira lança livro sobre seu ativismo ambiental
Da Redação em 3 March, 2019
Tuite
Barbara Veiga lança seu livro “Sete Anos em Sete Mares”, da Editora Seoman, no dia 19 de março, a partir das 19h, na Livraria da Vila, na Vila Madalena, em São Paulo. No dia 25 de março, a partir das 19h, na Livraria Argumento, no Leblon, no Rio de Janeiro.
“Sete Anos em Sete Mares” é a jornada de uma mulher que escolheu se lançar ao mundo com vinte e poucos anos, abrindo mão dos amigos e do conforto, para se entregar a causas que possam ajudar a melhorar o planeta.
Após cruzar oceanos, atuar em causas socioambientais em mais de 80 países e visitar as regiões mais inóspitas do mundo, Barbara Veiga, fotógrafa, documentarista e jornalista, conta suas emocionantes experiências ao passar sete anos morando no mar.
São relatos sobre a paixão pela vida marinha e seus ensinamentos, aprender a confiar nas pessoas, ser uma mulher em um meio predominantemente masculino, a solidão e saudade de casa, aventuras em meio a piratas e prisões no Caribe, mas, acima de tudo, sobre uma vida trabalhando em causas junto ao Greenpeace, Sea Shepherd e Avaaz.
A brasileira, que já fez parte do Greenpeace e da Sea Shepherd, sempre foi apaixonada pela natureza e pela biodiversidade – sobretudo a marinha – que nosso planeta possui. E foi esse amor que a motivou a dedicar sua vida a salvar a natureza.
“Preocupada com o futuro das florestas, oceanos e espécies ameaçadas, senti que era o momento de encarar essa transformação radical em minha vida. Não temos um Planeta “B”, então acho que foi a decisão mais sensata a ser feita”, afirma Barbara Veiga.
Diário de bordo
Barbara divide com o leitor situações como o encontro com piratas reais no Golfo de Áden (região do mar que separa Somália e Iêmen), sabotagem a navios de pesca ilegais, destruição de fazendas de atum, a luta contra o desmatamento da Amazônia e tantas outras missões de quem escolheu combater a exploração das riquezas naturais ao redor do planeta.
Foi presa no Brasil duas vezes e uma no exterior numa solitária, o embate com a polícia e autoridades locais foram quase sempre inevitáveis. Através de seu livro, Barbara quer mostrar porque escolheu dedicar sua vida a investigar e documentar tantos crimes ambientais.
“Sete Anos em Sete Mares” fala sobre aprendizados, dificuldades, dúvidas, luta e muito amor. Desejo mostrar a urgência que o tema pede. O importante é cada um, à sua maneira, agir em prol de todas as formas de vida existentes na Terra“, relata Barbara.
O livro é escrito como se fosse um diário de bordo. A autora descreve sua rotina em alto-mar, os desafios que ativistas enfrentam quando desafiam o sistema e traz à luz os impactos ambientais que são gerados quando o meio ambiente é posto em segundo plano.
Com uma linguagem intimista, Barbara mostra a realidade de quem escolheu defender o planeta, disposta a abrir mão de conforto ou mesmo de arriscar a própria vida caso preciso for.
Fotografia
Barbara Veiga é fotógrafa documentarista com experiência de atuação em mais de 80 países. Uniu o jornalismo à fotografia e posteriormente ao audiovisual em parceria com organizações mundiais como Greenpreace, Sea Shepherd, Amazon Watch e Avaaz.
Fez, pela Rede Globo, uma série de videorreportagens para o Fantástico, além de ter seus registros publicados em veículos como o site da BBC, matérias pelo The Guardian, The Los Angeles Times, The Australian e Vanity Fair.
Através da fotografia foi premiada pela National Geographic pelo trabalho “Pelo Homem, Pela Natureza”, exposto em Paris, no Jardin des Plantes (2011), além de Cannes, neste mesmo ano, durante o Festival de Cinema.
Serviço:
Editora: Seoman
ISBN: 8555030870
ISBN13: 9788555030871
Edição: 1ª Edição – 2019
Número de Páginas: 336
Acabamento: brochura
Formato: 16.00 x 23.00 cm