Site inova ao mostrar os efeitos da mudança climática no Planeta através de aquarelas

em 17 February, 2019


Aquarelas

Um site de arte histórica apresenta uma nova imagem dos estragos da mudança climática no Planeta. The Watercolour World, financiado pela Fundação Marandi, com sede em Londres, é um banco de dados online gratuito de aquarelas pintadas antes de 1900.

A ideia é de Fred Hohler, um ex-diplomata britânico dedicado à preservação de arte. Seu último projeto, a Public Catalog Foundation, uma instituição de caridade que também é chamada de Art UK, catalogou todas as pinturas a óleo de propriedade pública da Grã-Bretanha.

Este projeto reúne dezenas de milhares de obras de arte online. A organização sem fins lucrativos trabalha com colecionadores de todo o mundo para encontrar e digitalizar aquarelas. Ele também está em busca de outras aquarelas pré-1900 que documentam animais, lugares, plantas ou eventos. Até agora, ele coletou cerca de 80.000 imagens.

O objetivo não é apenas preservá-los – é fornecer seu poder documental aos pesquisadores.

“Com o mundo em risco em razão da mudança climática, aumento do nível do mar, o projeto fornecerá aos cientistas e ambientalistas uma visão visual precisa de grande parte do mundo natural como costumava ser”, disse Hohler em um comunicado.

Esse testemunho visual pode ser muito diferente do mundo de hoje.

Por exemplo, uma pesquisa por “gelo” mostra paisagens frias no Estreito de Hudson, nos Alpes Suíços e na Antártica – três lugares cujo gelo diminuiu com o aquecimento da temperatura. Os fundadores do site esperam que os cientistas usem as pinturas como pontos de comparação enquanto estudam fenômenos como a erosão costeira e o recuo dos glaciares.

As aquarelas oferecem outros vislumbres do passado, como a pintura de um dodô de cerca de 1638 , a pintura de uma zebra de quagga de 1837 e a pintura de um pássaro huia de 1885 . Todos estão extintos.

No século XVIII, as aquarelas tornaram-se uma maneira popular de artistas profissionais e amadores documentarem as paisagens, os animais e as plantas que eram importantes para eles.

Hoje, essas obras são documentos preciosos e involuntários de um mundo alterado pelos estragos da mudança climática, da caça excessiva, da urbanização e de outras atividades humanas. Uma ótima oportunidade de refletirmos sobre nossas ações que estão destruindo impiedosamente nossa Casa Comum.

Para um passeio por esse mundo da arte acesse aqui o site.

Ilustração: “Road in the Forest” do artista inglês Edward Francis Burney, uma pintura sem data em aquarela e caneta e tinta preta. (Centro de Arte Britânica de Yale, coleção da Galeria de Arte da Universidade de Yale, presente de Abel Cary Thomas, BA 1905).

 




Deixe um comentário