Pesquisa revela a falta de opções de consumo para mulheres com mais de 50 anos no Brasil
Da Redação em 11 January, 2019
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Pesquisa conduzida pela Hype60+ – consultoria de marketing especializada no público sênior -, divulgará os resultados de um recorte da pesquisa inédita “Beleza Pura – Mulheres Maduras 2019″, na Couromoda 2019, no dia 14/01, (o estande da Hype60+ e Longevidade fica na Av. 6, nº 29) na Couromoda que acontece de 14 a 17 de janeiro, em São Paulo, no Expo Center Norte. Conduzida em parceria com Clarice Herzog, a análise setorial revela as percepções das mulheres brasileiras com idade entre 50 e 75 anos.
As brasileiras maduras, com idade entre 55 e 74 anos, são 16,8 milhões e não se reconhecem como idosas. Elas recusam estereótipos; protestam contra a invisibilidade e o preconceito e querem produtos específicos para esse momento de vida. Gastam mais dinheiro com a própria satisfação – em especial, com cuidados e produtos de beleza. As prateadas afirmam que precisam se reinventar profissionalmente e começar do zero, porque foram expulsas do mercado formal de trabalho bem no auge da carreira. Sentem na pele o preconceito etário; 92% delas não se sentem representadas pela comunicação das marcas e somente um terço delas são impactadas pelas propagandas. Devido à falta de informação sobre produtos e serviços de beleza, recorrem às amigas, aos profissionais especializados e às redes sociais. Na prática, essas mulheres sentem que são invisíveis para as marcas, acham o ambiente de compras hostil, procuram grifes alternativas e não expressam nenhuma emoção positiva com relação às marcas.
As marcas não têm enxergado as mulheres maduras de diferentes classes sociais, o que gera oportunidades para empresas interessadas em se reinventar. A demanda é enorme por consumo de sapatos e bolsas – paixões femininas, independente da idade. Sapatos confortáveis, interessantes, elegantes e modernos estão na lista de desejos fashion. Essas são algumas das conclusões do recorte da pesquisa Beleza Pura – Mulheres Maduras 2019, conduzida pela consultoria Hype60+ em parceria com Clarice Herzog Associados. O recorte foi desenvolvido com o objetivo de investigar, em profundidade via focus group, as demandas de beleza e moda da geração de mulheres baby boomers, nascidas após a Segunda Guerra Mundial, entre 1945 e 1964. O estudo completo, que será divulgado em março de 2019 no dia Internacional da Mulher, revela o que pensam, seus desejos de consumo e como querem ser atendidas as brasileiras com idade entre 50 e 75 anos.
Segundo Bete Marin, cofundadora da consultoria de marketing Hype60+ e uma das coordenadoras da pesquisa, a apresentação do recorte para os convidados da Couromoda antecipa a divulgação da íntegra do levantamento, que será conduzida durante o evento Beleza Pura Mulheres Maduras, patrocinado pelo Longevidade Expo+Fórum – evento inovador, idealizado pelo Grupo Couromoda, que será realizado durante a Semana do Idoso, em São Paulo e contará com um fórum.
“A proposta de antecipar a apresentação de um recorte dessa pesquisa atende à estratégia de sensibilizar o maior número de setores para o potencial representado pelo envelhecimento populacional. Enquanto se debate a forma de lidar com a geração Millennium, o planeta envelhece. No Brasil, os prateados já são 30 milhões de pessoas. Os maduros brasileiros representam uma força de quase 20% do consumo, movimentando R$ 1,6 trilhão. No mundo, a economia prateada, como um todo, movimenta US$ 7,1 trilhões anuais, sendo a terceira maior atividade econômica global. Em oposição a essa realidade, os maduros são consumidores invisíveis. Temos que falar sobre isso – e agir rapidamente”, defende Bete.
Principais conclusões do recorte da pesquisa “Beleza Pura”
Cenário
Com mais de 51 milhões de brasileiros com mais de 50 anos, o Brasil ultrapassará os 70 milhões em 2030, superando o número de crianças e adolescentes com até 14 anos. O Brasil é um dos países com envelhecimento populacional mais acelerado do mundo; na década de 1960, a média de filhos por mulher era de seis crianças; em 2017, o índice caiu para 1,7 filho e ao passo que a expectativa de vida aumentou. Os novos maduros estão vivendo um momento de liberdade, expandindo a vida pessoal e social. Os prateados são digitais e têm se conectado com novos grupos, optando por diferentes opções de lazer e atividades. O Facebook e o WhatsApp têm sido usados como uma janela para o mundo.
Consumo
Os prateados constituem um público consumidor ativo, mas que têm dificuldades para encontrar produtos e serviços adequados a esse momento de vida. A chegada da geração baby boomer à maturidade representa um oceano de oportunidades – sobretudo para o mercado de beleza e moda. Quando jovens, protagonizaram grandes transformações econômicas, sociais e culturais; hoje, continuam transformando o mundo e a forma de consumir ao revolucionar o conceito de envelhecer.
Autopercepção
Foram entrevistadas 17 mulheres, residentes na cidade de São Paulo, das classes A, B e C. Há uma percepção generalizada de que a mulher é independente, dona do próprio nariz. As 50+ experimentam um momento de liberdade, com os filhos crescidos; estão seguras do que querem e do que não querem. Elas continuam trabalhando e mudando de profissão para se adaptarem às mudanças do mercado de trabalho. As prateadas realizam os antigos sonhos: viajar, voltar a estudar e experimentar novas atividades sociais e culturais. Em contrapartida, nem tudo é cor de rosa. O fato de ser mulher madura exige enfrentamentos difíceis de serem superados: mudança no corpo físico e adaptações necessárias; o corpo dói, demandando cuidados rotineiros; dificuldade em se adaptar às evoluções tecnológicas; exclusão no mercado do trabalho e insegurança financeira; solidão (separação e saída dos filhos); e sensação de invisibilidade social – sobretudo no mercado de consumo.
Até os 50 anos, a vida é voltada a cuidar da família, da carreira e estudar. A sensação é de ser o centro das atenções. Após essa idade, o tempo é de liberdade para cuidar de si mesma e realizar sonhos. Em contrapartida, as opções são escassas e há a sensação de invisibilidade. A sociedade ignora a energia que as mulheres de 50, 60, 70, 80 anos têm.
Percepção de produtos e serviços de beleza
Para as baby boomers, beleza é uma questão de cuidado e autoestima. Para elas, autoestima significa mais do que aparência física; é se cuidar, se manter saudável, enfrentar as dificuldades do viver. Ser feliz. A pesquisa mostra que elas vivem hoje um momento de liberdade, autoconhecimento, resgate da autoestima e dos sonhos; namoram, estudam, compartilham planos e buscam novas fontes de renda; o maior sonho de consumo é viajar; moda e beleza ocupam a segunda posição em gasto pessoal; se interessam por maquiagem, roupas, cabelos e tratamento para o dia a dia; não saem de casa sem hidratar e proteger o rosto e as mãos; o kit básico de maquiagem é composto por base, batom e rímel; estão em busca de tratamentos para cabelos e pés; querem roupas e sapatos confortáveis, bonitos e modernos.
Percepção de produtos e serviços
A análise do consumo de sapatos mostra que os com saltos baixos e confortáveis começam a substituir o salto alto. É consenso que os scarpins não pertencem mais ao cotidiano das prateadas. Entre as marcas mais citadas, destaque para Osklen, Manolita, Ciao Mao, Arezzo, OwMe, Adidas, Nike, Olympikus, Insecta, Tutu Sapatilhas, Forma Calçados, Dakota e Usaflex.
O acesso a informações sobre roupas e sapatos é via shopping, internet, dicas de amigas e de blogueiras. No ponto de venda, o sentimento que prevalece é de serem vítimas de preconceito no atendimento – como se a idade fosse um impeditivo para o consumo. Há um despreparo entre os atendentes no Brasil. As entrevistadas sentem falta de um atendimento mais acolhedor.A pesquisa mostra que a loja ideal para comprar sapatos, segundo as entrevistadas, possui sapatos e tênis confortáveis e modernos, que caibam palmilhas sob medida; atendimento diferenciado; bancos confortáveis; banquetas para apoiar os pés; espelho grande para não precisar se abaixar; e sapatos com saltos confortáveis. Com informações da assessoria.