Estratégias de sustentabilidade aumentam a receita, agora é oficial
Roseli Ribeiro em 28 February, 2018
Tuite
Empresas dos EUA estão usando estratégias de sustentabilidade para aumentar as receitas, reduzir custos operacionais e alcanças melhores taxas de empréstimos, de acordo com novas pesquisas que enfatizam os benefícios comerciais de se tornar verde, segundo o GreenBiz.
As descobertas foram anunciadas, em fevereiro de 2018, pela instituição bancária holandesa ING e estão amparadas nos resultados de uma pesquisa, realizada pela Longitude, que entrevistou 210 executivos da área financeira de empresas com renda anual de US $ 500 milhões a US $ 20 bilhões.
Corte de custos
A pesquisa descobriu que o potencial para expandir as receitas foi o fator mais importante ao decidir implementar estratégias de sustentabilidade, com 39% dos entrevistados citando o crescimento da receita como prioridade.
Os custos de corte foram identificados como o principal motor de iniciativas de sustentabilidade em 35% dos entrevistados, enquanto 30% disseram que eles principalmente estavam buscando aumentar a reputação da marca.
Entre as empresas com um quadro de sustentabilidade bem estabelecido já em vigor, a chance de garantir uma taxa de empréstimos mais competitiva do que seus pares também foi comumente citada como motor de estratégias verdes, disse o ING.
Quarenta e oito por cento dos executivos relataram que as preocupações de sustentabilidade têm pelo menos alguma influência sobre a estratégia de crescimento de uma empresa.
“Estamos testemunhando uma mudança importante em como as empresas nos Estados Unidos vêem a sustentabilidade”, disse Gerald Walker, CEO da ING Americas. “Nossa pesquisa mostra que não se trata apenas de cortar custos ou de criar uma percepção positiva da marca. Estratégias de sustentabilidade estão sendo implementadas como verdadeiras controladoras de receita”.
O documento também revela como as estratégias de sustentabilidade estão começando a fazer parte integrante das estratégias globais de crescimento, com 48 por cento dos executivos informando que as preocupações de sustentabilidade têm pelo menos alguma influência sobre a estratégia de crescimento de uma empresa.
Títulos verdes
Também sugeriu que o apetite de negócios por títulos verdes poderia estar se filtrando das maiores empresas para pequenos players no mercado.
Até o momento, o apetite por títulos verdes foi maior entre as empresas com mais de US $ 10 bilhões em receita anual, mas 37% das empresas menores disseram que planejam emitir títulos verdes nos próximos dois anos.
“A crescente demanda por financiamento verde marca um ponto de inflexão”, disse o chefe global de financiamento sustentável da ING, Leonie Schreve. “Nossa pesquisa descobriu que as empresas maiores atraíram uma nova geração de investidores focados em cumprir os mandatos de investimento socialmente responsáveis. Esperamos que essa tendência se expanda agora para organizações de todos os tamanhos, já que os entrevistados relataram um aumento do apetite para a emissão de títulos verdes e realização de empréstimos verdes”.
(Extraído do BusinessGreen)