Paris avança em políticas de mobilidade urbana
Roseli Ribeiro em 23 January, 2018
Tuite
Paris, a capital francesa, chamou a atenção internacional de todos no final de 2016, quando superou Nova Deli e Pequim como tendo a pior qualidade do ar entre as principais cidades globais. Segundo o site CityLab, o principal culpado é a poluição dos veículos à diesel que proliferam na França.
Até recentemente, o governo francês subsidiava o uso do diesel. Agora, o objetivo nacional é proibir as vendas de carros à gasolina e diesel até 2040.
Contudo a boa notícia é que Paris, apesar de medidas pontuais equivocadas do governo francês, está firme na adoção de políticas públicas de mobilidade urbana desde a década de 90, conseguindo ao longo do tempo, restringir o uso do automóvel pela cidade, incentivar a adoção de bicicletas e promover o avanço do transporte público de massa.
Dessa forma, houve a diminuição do número de carros e o aumento de espaços públicos que facilitam a caminhada de pedestres, além da implantação de ciclovias, renovação de áreas verdes, diminuição de estacionamentos e alargamento de calçadas.
Também vale a pena notar que Paris observou um declínio significativo nas mortes de trânsito – quase uma queda de 40% desde 2010, de acordo com dados fornecidos à CityLab pela Association Prévention Routière.