Um robô que se alimenta de poluição

em 1 March, 2017


TECNOLOGIA

Conheça o “Row-bot”, um robô que limpa a poluição e gera a eletricidade para se alimentar, engolindo água suja. O cientista especializado em robótica Jonathan Rossiter explica como esta máquina marinha, que usa uma célula de combustível microbiana para neutralizar as flores de algas e as manchas de óleo, poderia abrir caminho para futuros robôs biodegradáveis e autônomos de combate à poluição.

Jonathan Rossiter é professor de Robótica na Universidade de Bristol e chefia o Soft Robotics Group no Bristol Robotics Laboratory. Ele desenvolve tecnologias robóticas e as transforma em verdadeiros robôs e máquinas inteligentes para engenheiros, músicos, médicos e artistas.

O cientista Jonathan Rossiter e seu grupo de pesquisa em robótica estudam robôs e máquinas que vão além de tecnologias convencionais rígidas e motorizadas para o mundo de materiais inteligentes, polímeros reativos biomiméticos e estruturas compatíveis. Estes robôs são intrinsecamente seguros para a interação com o corpo humano e com o ambiente natural. Eles podem ser usados para oferecer novos tratamentos de saúde, dispositivos wearable e assistência, e tecnologias de interface humana. Eles têm amplo impacto seja no segmento da moda, mobiliário, sistemas espaciais ou de  limpeza ambiental.

Veja a palestra do professor Jonathan Rossiter, na Plataforma TED, clique aqui.




Deixe um comentário