Ambientalista lança no Brasil livro sobre eficiência energética
Da Redação em 29 March, 2013
Tuite
Em Reinventando o Fogo, livro que chega ao Brasil pela Editora Cultrix, o escritor e cientista ambiental Amory B. Lovins, que acumula mais de três décadas de experiência no tema, descreve o caminho para eliminar o uso de petróleo, carvão, e energia nuclear. Lovins reúne estratégias que permitem uma transição para o uso eficiente de energia renovável que utilizará um terço menos de gás natural e não exigirá grandes inovações.
Segundo Lovins, há grande espaço para medidas de conservação e tecnologias alternativas, fundamentais para resolver tais problemas e permitir a manutenção das economias e estilos de vida naturais do mundo moderno. Tais alternativas variam no campo, das atividades industriais, da energia, do transporte, das edificações.
Entretanto, o especialista destaca que é preciso lidar com alguns obstáculos que ameaçam a sociedade em geral, entre eles destaca a falta de preparo dos líderes para lidar com a complexidade do tema; questões ligadas à estratégia energética de cada país, que requer planejamento em termos de décadas e as políticas públicas, bem como questões regulatórias que podem inviabilizar as inovações necessárias e retardar ou impedir o processo.
Crescimento
No caso dos EUA, por exemplo, Lovins afirma que, pelo menos 80% da capacidade energética dos EUA, pode ser gerada por meio de fontes renováveis de energia até 2050e acrescenta que as alternativas adotadas resultarão em um crescimento da economia americana de até 158% – tudo isso, sem novos impostos federais ou subsídios.
Um dos pontos de partida do livro é como utilizar energia de uma maneira que se poupe dinheiro. “Mostramos como quadruplicar a energia de edifícios e como dobrar a produtividade da energia industrial. Ao produzir veículos eficientes, edifícios e fábricas sustentáveis, é possível poupar uma quantidade imensa de petróleo, carvão e gás natural”, defende o autor.
Exemplo
A indústria de automóveis é um belo exemplo.Segundo o especialista, a maioria das montadoras têm voltado as atenções a melhorias como reduzir peso e ganhar resistência. “Dois terços da energia necessária para mover o veículo são devido ao seu peso. Porque não pensar em estruturas de fibra de carbono? São mais seguras e leves -podem absorver 12 vezes o impacto de acidentes”. Lovins comenta que é possível ainda adicionar um componente elétrico como fonte de energia que além de oferecer energia limpa, baixará o custo de forma impressionante. “Recentemente, três montadoras alemãs anunciaram a adoção de fibra de carbono na produção de seus veículos nos próximos três anos: Volkswagen, Audi, BMW. Isso é muito empolgante” – comemora.
Livro
Dividido em seis partes, o livro é voltado ao público em geral e, especialmente, a profissionais interessados na construção de uma nova sociedade e de uma economia eficiente.
1. Desfossilizando os combustíveis oferece uma visão geral da situação atual e mostra como o petróleo é caro e é desperdiçado o tempo todo nos Estados Unidos e como o país está viciado no combustível fóssil.
2. Transporte: automóveis mais adequados. Uso mais inteligente mostra a eficiência da aplicação da fibra de carbono na produção dos automóveis. O material torna os veículos mais leves e viabiliza a adoção de energia elétrica a um custo acessível.
3. Edifícios: projetos para uma vida melhor defende a importância da eficiência energética dos edifícios que necessitam de refrigeração para aquecimento. Com as alternativas, seria viável produzir um estoque 70% maior em 2050, mas que consumisse até 69% menos que o estoque atual.
4. Indústria: refazendo o modo como fazemos as coisas: o especialista repensou o formato da indústria americana e defende que com uma linha de fundode US $ 900 bilhões, investimento que representa apenas um terço do potencial da eficiência energética da indústria americana, é possível fazer mudanças desde coisas básicas como a reciclagem até as mais elaboradas, como a ecologia industrial. São inúmeras ideias para atingir os cortes no consumo de energia.
5. Eletricidade: reenergizando a prosperidade – essa parte apresenta quatro estágios favoráveis para a geração de eletricidade em 2050: Manter, Migrar, Renovar e transformar e mostra que futuramente a economia americana seria alimentada exclusivamente por fontes renováveis.
6. Muitas escolhas, um futuro – responde uma série de dúvidas sobre como as alternativas apresentadas no livro podem ajudar nas questões econômicas e sociais do Planeta.
Lançamento: Evento de lançamento do livro:
Data: 02 de abril
Horário: às 19h30
Local: Livraria da Vila, – Shopping JK Iguatemi
Av. Presidente Jucelino Kubitschek, 2041 – Vila Olímpia
Livro: Reinventando o Fogo – Soluções ousadas de negócios na nova era da energia
Autor: Amory B. Lovins
Preço: R$ 88,00
Editora: Cultrix