Criada a Rede Nacional de Unidades de Conservação Urbanas
Da Redação em 25 November, 2012
Tuite
A proposta da Rede Nacional de Unidades de Conservação Urbanas (Renurb) foi aprovada durante o seminário internacional Rio 2012 BiodiverCities – Unidades de Conservação urbanas: desafio, atores, espaços, realizado no fim de outubro, no Rio. O evento teve o apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e contou, como anfitriões, com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e o Parque Nacional da Tijuca.
O objetivo da rede é integrar gestores das unidades de conservação (UCs) federais, estaduais e municipais da área urbana, educadores que trabalham e se interessam pela questão ambiental, especialistas em planejamento urbano, arquitetos e urbanistas, especialistas em planos de manejo, representantes de órgãos governamentais, organizações não governamentais, pesquisadores e comunicadores, entre outros, para facilitar a comunicação com a comunidade em geral e intensificar o intercâmbio de experiências e propostas, estabelecendo a articulação com outras redes que tratam desse tema.
Papel pedagógico
Segundo a proposta, todas as UCs são importantes para a conservação da biodiversidade e a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Com o aumento do número de moradores nas áreas urbanas no Brasil, as principais decisões são definidas na localidade. Nesse contexto, a Renurb é importante para as unidades de conservação urbanas, em especial os parques nacionais, estaduais e municipais que desempenham um papel pedagógico fundamental no sentido de ter a comunidade aliada na defesa do meio ambiente.
Como exemplos dessa forte interação cidades-unidades de conservação, há o Parque Nacional da Tijuca (RJ), o Parque Nacional de Brasília (DF), a Estação Ecológica de Carijós (SC), unidades sob gestão do ICMBio, que permitem a visitação pública. As pequenas UCs em áreas urbanizadas que recebem visitantes são estratégicas para alcançar o apoio da sociedade para a conservação. Ou seja, é necessário estimular cada vez mais a visitação para as pessoas conhecerem e desfrutarem dessas unidades.
O Projeto da Urban National Parks in Emerging Countries & Cities (UNPEC) é financiado pela Agence Nationale de la Recherche (ANR), sediada na França, que também bancou o evento. Trata-se de um programa de pesquisa pluridisciplinar, coordenado pelo professor Frédéric Landy da Universidade Paris Ouest Nanterre e Louise Lezy_Bruno, do Instituto Libertas. Com informações do ICMBio.