Câmara proíbe exportação de madeira não beneficiada

em 7 August, 2011


A Câmara Federal aprovou proposta que proíbe, por cinco anos, a exportação de madeira não beneficiada originária de floresta nativa. A medida está prevista no Projeto de Lei 2994/97, do deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) e agora segue para o Senado Federal.

Madeiras beneficiadas, de acordo com a proposta, são aquelas transformadas em vigas, pranchões, tábuas, lâminas ou outras formas de comercialização. Hoje, segundo o Ibama (Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), é permitida a exportação de madeira não beneficiada. Para tanto, segundo o órgão, basta a emissão de licença.

Segundo Bolsonaro, essa proibição temporária seria um primeiro passo para que o País adote uma política eficiente de fiscalização de extração da madeira nativa. “A floresta amazônica é a última grande reserva de madeira tropical do planeta. As empresas que controlam o mercado internacional desse recurso já começaram a transferir suas operações para a região”, alertou.

O relator na CCJ, Sarney Filho (PV-MA), afirmou que a proposta é constitucional e apresentou uma emenda ao texto, que foi aprovada pela comissão. A emenda apenas retira do projeto um artigo que revoga qualquer norma contrária à nova lei. Sarney Filho explicou que o texto deveria especificar as normas que serão revogadas.

A proposta foi aprovada pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional; e de Defesa do Consumidor e Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, o projeto segue para análise do Senado Federal. Com informações da Agência Câmara.




2 Comentarios

  1. AMARILDO PORTO ARAUJO, 13 anos atrás

    que me desculpe o nobre dep-federal SARNEY FILHO, mais a anos que er proibido exportar madeira em TORA NATIVA do BRASIL p/ qualquer lugar do mundo, a respeito de MADEIRA BENEFICIADA, NO PORTO DE VILA DO CONDE EM BELEM/PA se exporta ou ja se exportou muita madeira por lá, inclusive eu, ja transportei a alguns anos,[ EM 95 ] p/ a [ CIKEL, ANTIGA INDUSTRIA KEILA, DE AÇAILANDIA/MA ] PAGOTES DE MADEIRA QUE IRIA P/ PAISES EUROPEUS, MAIS JA BENEFICIADAS, PORQUE A LEGISLAÇAO BRASILEIRA NAO PERMITIA QUE FOSSE EXPORTADA, EM TORAS.

  2. Norberto, 13 anos atrás

    Ólha só agóra esles pensarão nisso.


Deixe um comentário