Comissão aprova proteção especial para abelhas
Da Redação em 8 June, 2011
Tuite
A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania) da Câmara Federal aprovou, nesta quarta-feira (08/06), o Projeto de Lei 1634/07, do deputado João Dado (PDT-SP), que prevê proteção especial às espécies de abelhas polinizadoras.
O projeto obriga os apicultores a fornecer informações para um banco de dados sobre a dinâmica populacional dessas abelhas, que, por meio da polinização, garantem a reprodução de várias espécies vegetais. O texto ainda será analisado pelo Plenário.
O banco deverá ser mantido por órgão da administração pública federal, que tornará disponível ao público as informações sobre oscilação, crescimento ou redução populacional das espécies.
O relator, deputado Maurício Quintella Lessa (PR-AL), recomendou a aprovação da matéria na forma de um texto substitutivo.
Penas
O substitutivo duplica a pena atual prevista para quem cometer crime contra a fauna – detenção de seis meses a um ano e multa – quando esse crime for praticado contra espécie declarada como especialmente protegida. O texto original triplicava essa pena.
Quintella Lessa decidiu duplicar a pena porque essa é a punição já prevista para os crimes praticados contra espécie rara ou ameaçada de extinção. Ele disse que não seria adequado dar proteção maior para a espécie especialmente protegida do que para aquela ameaçada de extinção.
O texto aprovado também aumenta a pena de 1/6 a 1/3 se o crime for cometido contra espécies das quais dependa uma outra espécie declarada como especialmente protegida.
Maurício Quintella Lessa também acatou emenda da Comissão de Meio Ambiente que obriga o poder público a publicar a lista das espécies das quais outra espécie protegida dependa para sobreviver.
O projeto altera as leis 5.197/67 (que garante proteção às espécies ameaçadas de extinção) e 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais). Com informações da Agência Câmara.
everton, 12 anos atrás
Acho de extrema importancia a proteção destes animais (abelhas, marimbondos, camotins e outros insetos polinizadores). Precisamos conscientizar a população leiga neste assunto, tentar por meios governamentais ou através de ONGs educar nossas crianças e população adulta sobre a importancia crucial destes seres vivos, agradeço a oportunidade de comentar sobre esse assunto. Everton Bombeiro de Alvorada.
JOÃO BATISTA TELES ( TITA DO MEL), 11 anos atrás
SOU UM APICULTOR,ESTOU CHATEADO, FUI ABORDADO POR BOMBEIROS ME ENCRIMINANDO POR TIRAR UM ENXAME DE ABELHAS NUMA RESIDENCIA DIZ ELES QUE O CERTO SERIA IR A NOITE E SACRIFICA-LAS.
O CORPO DE BOMBEIROS DE TATUI NÃO CONTRATA APICULTORES ELES EXTERMINAM, AS ABELHAS.
OQUE FAZER QUANTO A ISSO ?