Conama quer negociar Código Florestal no Senado

em 29 May, 2011


O Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente)  decidiu pedir ao Senado Federal que seja rigoroso na revisão do projeto de lei que reforma do Código Florestal, aprovado pela Câmara Federal.

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, cobrou uma posição firme dos membros do Conama no encerramento da 102ª Reunião Ordinária, em Brasília, pedindo que eles ampliem as negociações para toda a sociedade.

Os membros do Conselho aprovaram proposição em que solicitam, ainda, que a Casa considere nas discussões os compromissos assumidos pelo Brasil nos fóruns internacionais ambientais. O Conama se propõe, inclusive, a contribuir com o debate público amplo sobre o tema.

“No Senado é um novo debate”, lembrou a ministra. Segundo ela, há um apelo da sociedade para que os 40 anos de avanços na política ambiental brasileira não resultem em retrocesso. Ela lembrou que o Brasil “é o país mais importante do mundo em termos de meio ambiente”.

Para a ministra, o país vai continuar crescendo, mas não precisa abrir mão da responsabilidade ambiental. Ela classificou de “falso” o argumento de que o cuidado com o meio ambiente atrapalharia o desenvolvimento. “É necessário sairmos do desmatamento ilegal para o manejo sustentado, que gera emprego e renda”, salientou.

Izabella, que também é presidente do Conama, alertou os membros para que exerçam sua capacidade de negociação “além dos muros da área ambiental”. Ela avaliou que o Conselho sairá fortalecido dependendo da atuação de seus membros. “O Conselho está numa nova fase”, lembrou.

Para ela, a política ambiental avançou e já dialoga em pé de igualdade com as demais políticas públicas. Os próximos passos, segundo avalia, convergem para a construção de uma política inovadora de meio ambiente e desenvolvimento com sustentabilidade. Com informações do MMA.




2 Comentarios

  1. Valle, 13 anos atrás

    Nada deve mudar no Código Florestal, precisamos mais do que tudo da manutenção das áreas verdes, onde é que estejam.
    Obrigado, Luiz Eduardo.

  2. José Nascimento, 13 anos atrás

    Agora o conama quer participar das negociações. Se acha com poder de legislar. Não pode, não foi eleito pelo povo. Na verdade, esse órgão serve apenas para acessorar o Presidente da República. Não é por acaso, que o texto do novo Código Florestal, nem se quer menciona a existencia deste órgão. Quanto aos ambientaloides de plantão, quando se levantarem “cedo”, lá pelas 9 horas, abrirem a torneira e não encontrarem água quente, se lembrarão por exemplo das campanhas feitas contra as Usina Hidrelétricas. Acorda Brasil!.Chega de hipocresia.


Deixe um comentário