Certificação ambiental visa proteger áreas marinhas
Da Redação em 20 January, 2011
Tuite
A Fundação Vanzolini lança oficialmente, no dia 24 de janeiro, a Certificação Ambiental do Projeto Marinas, em Caraguatatuba, no litoral paulista. Com o apoio e o envolvimento fundamentais da APA (Área de Proteção Ambiental) Marinha e da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), o projeto visa controlar e fiscalizar a poluição e a incorporação de boas práticas ambientais nas três bacias hidrográficas costeiras de São Paulo: litoral norte, baixada santista e litoral sul.
O projeto se destaca pela questão ambiental, mas também econômica, uma vez que o Brasil tem uma das maiores extensões de praias do mundo, com mais de 9 mil Km de costa, o que torna primordial as boas condições de uso dessa área. Voltado inicialmente para São Paulo, principal pólo de turismo e mercado náutico do Brasil, o projeto pode ser ampliado para todo o país, que conta hoje com uma frota de 650 mil barcos.
Considerando marina todo tipo de instalação náutica, a certificação garante a esses locais a implementação e o cumprimento de processos sistematizados para assegurar a conformidade legal e a melhoria do desempenho ambiental, assim como criar uma marca de confiança frente aos clientes, órgãos de controle ambiental e à sociedade em geral. Para concessão da certificação, todos os itens avaliados das marinas têm de ser aprovados. Entre alguns deles estão estrutura e manutenção das instalações; manejo de águas, combustíveis, esgotos e resíduos oleosos; controle de ruído; sítios arqueológicos; plano de manutenção e operação e plano de emergência.
A meta do projeto é contribuir para o crescimento sustentável das empresas náuticas e conscientizar a população, especialmente as pessoas ligadas às atividades náuticas e de pesca, sobre a importância das boas práticas de gestão para a preservação do ambiente marinho e da zona costeira. “Mais do que um documento de comprovação de uso de práticas não poluentes, a certificação é um compromisso das marinas com a sociedade”, afirma o professor da Fundação Vanzolini, José Salvador da Silva Filho, responsável por Novos Negócios da área de certificação. Ele salienta que, uma vez implementados, esses procedimentos se tornam objeto prático de gestão da empresa e servem inclusive de diferencial competitivo de mercado. Com informações da assessoria da Fundação.