AGU registra em relatório as metas alcançadas na agenda A3P

em 5 January, 2011


A AGU (Advocacia-Geral da União) alcançou em 2010 as principais metas propostas pela A3P (Agenda Ambiental na Administração Pública). É o que registra o relatório de atividades ambientais. O projeto é desenvolvido pelo MMA (Ministério do Meio Ambiente) que visa implementar a gestão socioambiental sustentável nas atividades administrativas e operacionais do Governo. Veja o relatório aqui.

A advogada da União e coordenadora do programa na AGU, Maria Augusta Soares de Oliveira Ferreira, destaca como principal meta alcançada, a presença da A3P em todas as regiões do país, por meio da estruturação e atuação das subcomissões nas cinco regiões, que são integradas por representantes de todas as unidades da AGU.

“Desse modo conseguimos bons resultados e avançamos bastante em todas as regiões nas várias áreas de atuação da A3P como a coleta seletiva, o uso racional de recursos, educação ambiental, qualidade de vida no trabalho e licitações sustentáveis”, disse a coordenadora, ao afirmar que a execução das principais ações da A3P-AGU teve apoio da Ouvidoria e da Secretaria-Geral da Instituição.

Maria Augusta ressaltou ainda que o relatório destaca as licitações sustentáveis. Ela explica que a A3P-AGU juntamente com a Consultoria-Geral da União, o Ministério do Planejamento e o Ministério do Meio Ambiente realizaram inúmeras ações para oferecer orientação e suporte jurídico sobre as contratações públicas voltadas para melhores produtos no meio ambiente. Segundo ela, essa iniciativa está em conformidade com o que diz as novas leis de mudança climática, de resíduos sólidos e mais recentemente a nova redação do artigo 3º da Lei 8.666/93, determinada pela Lei 12.349.

2011

Segundo Maria Augusta, está previsto para este ano a expansão do programa nas cidades menores para que todas as unidades da AGU no Brasil tenham representantes da A3P. “Outra meta importante é termos um maior controle, medição e acompanhamento dos resultados obtidos, além de continuarmos este processo de aprofundamento e consolidação das licitações sustentáveis”, finaliza. Com informações da AGU.




4 Comentarios

  1. João Leite Machado, 13 anos atrás

    Sou Diretor do Departamento de Agricultura e Meio Ambi
    ente,da prefeitura de Capitolio-MG.
    Gostaria de receber maiores informações,sobre a agenda
    A3P:como funciona e como implanta-la.

    Certo de ser atendido desde ja agradeço.

    João Leite.

    Capitolio.

  2. Roseli, 13 anos atrás

    Prezado João Leite,

    Existe um site do Ministério do Meio Ambiente que pode te ajudar inicialmente, veja: http://www.mma.gov.br/sitio/index.php?ido=conteudo.monta&idEstrutura=36

    Roseli, Observatório Eco

  3. Rosa Maria, 13 anos atrás

    Prezados,

    Atuo na área de gestão de suprimentos da Prefeitura Municpal de Vitória e aderimos a A3P-MMA
    meu grupo de trabalho esta focado em estbalecer metas e indicadores na temática de Licitações Sustentáveis.

    Vocês tem algum material que possa me ajudar?

    Atenciosamente,

    Rosa Maria

  4. Roseli, 13 anos atrás

    Rosa,

    Veja essa entrevista que a dra. Teresa já concedeu ao Observatório Eco: http://www.observatorioeco.com.br/agu-e-o-fortalecimento-da-licitacao-sustentavel/


Deixe um comentário