Usina de Aimorés diz em nota que cumpriu as condicionantes ambientais
Da Redação em 28 October, 2010
Tuite
Comunicado oficial da Usina Hidrelétrica de Aimorés
Aimorés, outubro de 2010 – A Usina de Aimorés informa, acerca de matéria veiculada pelo Ministério Público Federal no último dia 27/10, que considera suas condicionantes concluídas, e aguarda posição do Ibama, órgão responsável pela fiscalização de condicionantes ambientais. Em reunião realizada na Câmara Municipal de Aimorés na manhã de 22/10/10, a Usina Hidrelétrica de Aimorés ouviu os pleitos apresentados pela comunidade referentes a questões de seu interesse. O encontro contou com a participação do procurador do Ministério Público Federal, Edilson Vitorelli, do Prefeito de Aimorés e de representantes da sociedade civil organizada.
Entre os assuntos abordados na reunião, discutiu-se a questão que envolve os pescadores da região, uma das condicionantes previstas na Licença de Operação (LO), já cumpridas pela Usina. O assunto foi retomado em função de uma nova orientação do Ibama para a construção de um novo programa de readequação da atividade pesqueira na área de influência do empreendimento, em conjunto pelos pescadores e Usina.
A partir dessa reunião, ficou decidido que todos os pleitos das comunidades afetadas serão encaminhados, por escrito, às prefeituras de Aimorés, Itueta e Resplendor e, posteriormente, analisados por uma comissão formada por representantes de todas as partes envolvidas e pelo procurador do Ministério Público Federal. Cada pleito terá uma resposta oficial e definitiva sobre o assunto em questão.
O Consórcio Aimorés reafirma a sua disposição de manter o diálogo com as comunidades abrangidas pelo projeto da Hidrelétrica de Aimorés, dentro dos princípios de transparência e de respeito às partes envolvidas.
As informações são da assessoria de imprensa.