O sentido e alcance da cidadania ambiental

em 26 May, 2010


Em entrevista à reportagem do Observatório Eco, o filósofo Leonardo Boff, o desembargador em São Paulo, Antonio Celso Aguilar Cortez, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e o juiz federal Ney de Barros Bello Filho aceitaram responder à nossa pergunta e buscaram definir o que é cidadania ambiental.

Solidariedade, respeito e preservação são as palavras chaves usadas por eles na definição do que seja cidadania ambiental. A expressão solidariedade foi usada pelo filósofo Leonardo Boff e o desembargador Antonio Celso Aguilar Cortez. Respeito é o aspecto mais importante para a ministra Izabella Teixeira, e preservação é o valor que o juiz Ney de Barros Bello Filho destaca.  

Antonio Celso Aguilar Cortez, desembargador do TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo), e atualmente presidente da Câmara Reservada ao Meio Ambiente, define que cidadania ambiental “seja a consciência da solidariedade entre os humanos e os não humanos, entre os humanos e a biodiversidade e a Natureza como um todo. Essa consciência é a noção da cidadania ambiental que devemos ter”.

Para Aguilar Cortez, ela é “exercida nos detalhes por cada um de nós, com relação ao que fazemos com o nosso lixo, os cuidados que temos com os animais. E na política ambiental pública, com relação à qual a nossa interferência é um pouco menor se ela for isolada, mas quando nós cerramos fileiras e trabalhamos todos juntos, nós também conseguimos mudar as políticas públicas em favor do Meio Ambiente”.

Ney de Barros Bello Filho, juiz federal no Maranhão, e atualmente magistrado instrutor no STF (Supremo Tribunal Federal) entende que cidadania ambiental é “a possibilidade de utilização dos recursos naturais e de vida na Terra, a partir, da recuperação e da manutenção de todos os ecossistemas na forma que a Natureza nos concedeu”.

Izabella Teixeira, ministra do Meio Ambiente, prefere definir “cidadania ambiental como o respeito que devemos ter nas relações com as pessoas e a biodiversidade”, para ela a “base do exercício da cidadania está na educação ambiental”.

Leonardo Boff, filósofo e representante da “Carta da Terra”, define cidadania ambiental “como o direito que cada pessoa tem de usufruir de um ambiente saudável”. Sejam homens, mulheres, crianças ou idosos. Ele destaca o direito de se poder “respirar um ar bom, beber uma água purificada, comer alimentos sãos, e não apenas manipulados quimicamente”.  E completa, “o direito das pessoas de terem relações humanas institucionais que sejam justas, que evitem conflitos”. “Viverem numa atmosfera de serenidade e paz, sem que sejam sobressaltados por ameaças e que encontrem uma sociedade aberta à dimensão dos valores da solidariedade, da cooperação, da compaixão e abertas também às dimensões mais altas, que têm a ver com o sagrado, com o divino, com Deus”, completa.

Para Boff, “esse conjunto de valores funda a nova cidadania ambiental pela qual temos que lutar, reivindicar o seu fortalecimento e dar uma colaboração para que todos se sintam  cidadãos ambientalmente corretos e ambientalmente integrados com o todo maior que é o sistema vida e o sistema Terra”.

E para você leitor o que é cidadania ambiental? 




3 Comentarios

  1. Andreia Carvalho, 14 anos atrás

    Cidadania ambiental é uma forma de se assegurar a dignidade da pessoa humana. Se convivermos pacificamente com a natureza, teremos uma sociedade justa e solidária.

  2. Cléber Sampaio, 14 anos atrás

    Para mim, reafirmo junto com demais colegas singulares que a cidadania ambiental está diretamente atrelada a consciência, educação, responsabilidade e ética, todos do campo ambiental. Ser cidadão ambiental, ou seja, ter a cidadania ambiental, é ser participativo.

  3. carl, 13 anos atrás

    oi gostei


Deixe um comentário