Tom Maior faz acordo com o MPSP para não usar animais em desfile

em 4 March, 2011


A Escola de Samba Tom Maior celebrou com o MP-SP (Ministério Público Estadual de São Paulo), nesta quinta-feira (03/03), um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), no qual se compromete a não usar animais silvestres ou domésticos no desfile de Carnaval paulistano de 2011, que acontece na sexta-feira, (04/03).

O TAC feito em caráter preventivo pelo 1° Promotor de Justiça do Meio Ambiente da Capital, José Eduardo Ismael Lutti  e Edward Ferreira Filho, 35° Promotor de Justiça, visa evitar que os animais silvestres sejam expostos a situação de risco e maus tratos, em razão de ambiente repleto de barulho e luzes excessivas. O acordo também proíbe que os animais sejam utilizados em ensaios e concentração de escola de samba.

O que motivou a ação do Ministério Público estadual foi uma matéria publicada no Jornal da Tarde, do Grupo o Estado, no dia 17/02, no qual foi informado que a escola teria a intenção de levar para o desfile dois animais selvagens dentro de uma jaula – um deles seria uma jaguatirica.

De acordo com o termo de ajustamento de conduta assinado pelo presidente da escola, Marco Antonio da Silva, a agremiação se compromete a não usar animais domésticos ou silvestres, no desfile deste ano e nos próximos.

O TAC ainda estabelece que em caso de descumprimento a escola será punida com multa de R$ 10 mil reais, sem o prejuízo das demais ações judiciais cabíveis.  Também atuou pelo Ministério Público o 35° Promotor de Justiça da Capital, Edward Ferreira Filho.

A  suçuarana ou onça parda (Pumaconcolor) e a jaguatirica são animais em risco de extinção.




1 Comentário

  1. Thati, 13 anos atrás

    Se isso acontesse, seria um caso absurdo de maus-tratos. ANIMAIS NÃO SÃO BRINQUEDOS!!!


Deixe um comentário