Sinal verde para os empreendedores

em 15 September, 2010


Artigo de Tiago Aguiar.

A preocupação com o meio ambiente está cada vez mais em pauta nos meios de comunicação e vem ganhando espaço também no ramo empresarial. Em 2009, a Global Entrepreneurship Monitor (GEM) realizou uma pesquisa, divulgada recentemente, para avaliar o desenvolvimento desse setor no Brasil. Segundo o estudo, o país atingiu uma taxa de empreendedorismo por oportunidade maior do que por necessidade. De 2001 até o ano passado, esse índice passou de 8,5% para 9,4%, o que representa um aumento substancial.

O empreendedorismo por oportunidade é aquele em que o empresário começa uma atividade para melhorar de vida. Assim, os focos principais deixam de ser a sobrevivência e o lucro, o que abre espaço para outros fatores importantes no desenvolvimento dos negócios. Diante disso, como aliar o crescimento da empresa com a sustentabilidade, tema de destaque nos dias de hoje? A questão gera discussões, principalmente se falarmos de mudanças radicais na estrutura dos empreendimentos.

Antes de tudo, criar estratégias para desenvolver alterações no cotidiano da empresa é uma tarefa fundamental. Nesse sentido, os principais aspectos que devem ser levados em conta são: viabilidade econômica do projeto, impactos ambientais e as melhores práticas sociais. Para isso, modificações de um dia para outro não dão conta das novas demandas, mas, sim, quando são planejadas sistematicamente. Somente por esse caminho podem ser realizadas de forma gradual e concreta.

Assim, pequenas e médias empresas, por meio de poucos investimentos, podem adotar algumas medidas importantes. Simples ações, como racionalizar o uso da energia elétrica, desligando das tomadas aparelhos inativos, diminuem gastos e ainda contribuem de forma eficaz com o meio ambiente.

Acredito que quem deseja unir desenvolvimento econômico e baixos níveis de desperdício de recursos pode, ainda, adquirir mercadorias e materiais básicos produzidos a pequenas distâncias do ambiente de trabalho. Com base nisso, o gasto de combustíveis fósseis, altamente danosos ao meio ambiente, no transporte de mercadorias e serviços fica cada vez menor.

Empreender de forma sustentável também gera efeitos positivos no longo prazo. As empresas que praticam as atitudes que unem questões ambientais, preocupação social e desenvolvimento econômico tendem a conseguir uma posição mais bem-sucedida no mercado. Com o tempo, ficam conhecidas pelo dinamismo, pela ética e responsabilidade. Adquirem mais estabilidade e conquistam mais lucros, até mesmo diminuindo gastos. Um dos motivos para que isso seja possível está ligado ao fato de que organizações conhecidas como “verdes” têm suas marcas mais valorizadas.

Ainda pensando nas questões futuras, o empreendedor deve levar em conta a inserção das gerações Y e Z no mercado de trabalho. Um exemplo disso é o Programa Iniciativa Jovem, do Grupo Shell, que capacita jovens para criarem projetos sustentáveis, desenvolvendo neles o espírito empreendedor. Conhecidas por atuar em ambientes mais práticos, ágeis e dinâmicos, as novas gerações valorizam organizações focadas e responsáveis, conscientes dos problemas sociais e comprometidas com o meio ambiente.

Desta forma, o empreendedorismo que pretende se tornar sustentável necessita de planejamento para evitar riscos e prejuízos, aumentando os lucros, em todos os sentidos. Grandes mudanças em curto prazo de tempo podem gerar problemas na estrutura e no funcionamento da empresa. E pensar nas gerações que assumirão o empreendimento no futuro é tão importante quanto criar medidas no presente. O fundamental é fazer acontecer, ou seja, desenvolver e colocar em prática projetos que atendam às necessidades internas e às do cliente, sem comprometer o meio ambiente e agindo socialmente de maneira ética.

Tiago Aguiar, advogado, empresário e apresentador do Atitude BR, programa transmitido aos domingos pela Bandeirantes que visa fomentar, informar e educar os empresários com base nos exemplos e na rotina das empresas de pequeno e médio porte.




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