Como está a preocupação da população mundial com o planeta?

em 24 April, 2023


Planeta 2

Para entender como está o interesse da população mundial sobre as principais questões ambientais enfrentadas pelo planeta, a Semrush, plataforma de gerenciamento de visibilidade online, produziu um estudo que analisa quais foram os termos mais pesquisados na internet, além do desempenho de sites de marcas e organizações que lutam pela causa sustentável.

Pesquisas sobre ecologia e sustentabilidade

De acordo com a pesquisa, entre janeiro de 2020 e janeiro de 2023, a preocupação da população mundial com o bem-estar das florestas aumentou notavelmente. As buscas globais pelo termo “10 maneiras de parar o desmatamento” cresceram 1.995,2% durante o período, enquanto isso, “5 maneiras de prevenir a erosão do solo” aumentou 504,2%, “quais são os 5 efeitos do desmatamento” registrou um aumento de 260,0% e “como o desmatamento afeta o meio ambiente” aumentou 229,5%.

Mas não é apenas o bem-estar das florestas que preocupa a população mundial, os oceanos, a perda da biodiversidade, questões energéticas e ligadas ao aquecimento global também registraram aumento de pesquisas na internet. Segundo a Semrush, as buscas por “a energia nuclear é renovável ou não renovável” aumentou 1.257,1%, “como o aquecimento global afeta o meio ambiente” aumentou 1.081,8%, “insetos estão sendo extintos” aumentaram 950%, “efeito da pesca no meio ambiente” aumentou em 540% e “as espécies que provavelmente se tornarão ameaçadas de extinção” aumentou em 450%

“Com o aumento das pesquisas na internet sobre os variados temas que envolvem o meio ambiente, podemos afirmar que a população está ciente e preocupada com o futuro”, explica Erich Casagrande, Líder de Marketing da Semrush no Brasil.

Durante o estudo, a Semrush também analisou quais foram os nomes de ativistas mais pesquisados pela população. São eles: 1. Greta Thunberg (1,833,921), 2. David Attenborough (712,658), 3. Alex Silva (18,124), 4. Isra Hirsi (13,216) e 5. Leah Thomas (11,852). Sobre os documentários que discutem a causa que foram mais buscados na internet, estão: 1. Seaspiracy (179,437), 2. My Octopus Teacher (176,682), 3. Blackfish (175,263), 4. Our Planet (62,682) e 5. Cowspiracy (58,658).

“A preocupação da população vai além de pesquisas rápidas na internet. As pessoas querem assistir a documentários, procurar por ativistas que lutam pela causa e entender melhor sobre o que está acontecendo com o mundo em que vivemos”, analisa Casagrande.

Para entender o quanto as pessoas estão engajadas com questões ambientais, a Semrush também avaliou as buscas na internet por organizações sem fins lucrativos: 1. Peta (603,105), 2. WWF (603,000), 3. Greenpeace (334,079), 4. Eden Projects (150,776) e Oceana (71,711).

O tráfego dos sites das organizações mais visitadas tiveram algumas alterações: 1. peta.org (3,374,063), 2. worldwildlife.org (2,549,062), 3. audubon.org (2,339,384), 4. nrdc.org (1,332,559) e 5. sierraclub.org (1,254,879).

“É verdade que as pessoas estão interessadas em entender o que está acontecendo com o mundo e buscam por soluções sustentáveis na internet, entretanto, o consumo e as práticas da população continuam os mesmos. Para que haja uma mudança real, é preciso que o comportamento também mude”, finaliza Casagrande. Com informações da assessoria.




Deixe um comentário