Jurista Curt Trennepohl inaugura em São Paulo escritório especializado em Direito Ambiental
Da Redação em 30 July, 2019
Tuite
Consolidada como referência na área do direito ambiental no Brasil e no exterior, a família Trennepohl abre em São Paulo seu escritório de advocacia especializada. Formada por Curt, Terence e Natascha, pai e filhos com trajetórias distintas no meio ambiental, a firma surge com o objetivo de ser uma referência na área.
Ex-presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e ex-procurador federal, Curt soma décadas de trabalho em órgãos federais, ocupando cargos diversos. A experiência e o conhecimento profundo sobre gestão pública trouxeram a Curt equilíbrio no que diz respeito à questão ambiental. “É necessário que a sociedade se conscientize de que o desenvolvimento e o crescimento não são inimigos do meio ambiente, desde que a legislação seja cumprida”, afirma.
Sustentabilidade
Com forte experiência acadêmica e na advocacia privada, Terence é pós-doutor pela Universidade de Harvard. Possui livros publicados como “Manual de Direito Ambiental”, leitura obrigatória para estudantes que querem se especializar na área, e “Licenciamento Ambiental”, escrito junto com o pai, com prefácio do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
Os anos de experiência acadêmica e de atividade como profissional liberal permitiram que Terence adquirisse uma visão particular sobre a relação entre empresas, legislação e desenvolvimento sustentável. “Acredito que toda e qualquer atividade empresarial que interaja com recursos naturais no Brasil necessite de orientação especializada nos dias atuais”, afirma.
Já Natascha possui experiência internacional como consultora jurídica em projetos para a Comissão Europeia e para agências alemãs, sem contar com as aulas e palestras em vários países da Europa.
A expertise de Natascha está na criação de estratégias jurídicas e de compliance referentes ao desenvolvimento sustentável e à adequação de empresas e instituições às leis ambientais. “O escritório pretende assessorar empresas em processos de licenciamento, na orientação de conformidade ambiental, na gestão de resíduos e na atuação de defesas administrativas e judiciais”.
Após décadas de dedicação às causas ambientais e o respeito à legislação, Curt considera a nova fase como uma continuação para o equilíbrio e contra os radicalismos. A mensagem que continua a passar é “a necessidade da inclusão do ser humano como destinatário da preocupação ambiental. A natureza deve ser vista como um componente da qualidade de vida do homem, não como um substitutivo”. Com informações da assessoria.