Seminário em SP aborda a questão da caça de animais
Da Redação em 29 January, 2019
Tuite
Acontece no próximo dia 16 de março o Seminário “Aspectos éticos, legais, instrumentais e psíquicos da caça”, com as exposições de especialistas da área do Direito, da Biologia e da Psicanálise que atuam na defesa dos interesses dos animais, seguidas de discussão sobre o tema da caça, objeto de atual e intenso debate diante das iniciativas legislativas e judiciais que têm buscado flexibilizar ou liberar esta atividade no Brasil.
O seminário é uma iniciativa da ONG Olhar Animal e da UMAPAZ – Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz, e o objetivo é expor as implicações da caça, gerando conhecimento que enriqueça o debate acerca do tema e concorra para a promoção da paz também no âmbito das relações entre animais humanos e não humanos.
Expositores:
Vânia Maria Tuglio, Promotora de Justiça em desde 1993. Por quatro anos atuou no Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente e Urbanismo e no Centro de Apoio Operacional das Promotorias Criminais e Execuções Penais. Desde 2012, por designação do Excelentíssimo Senhor Procurador Geral da Justiça, atua no GECAP – Grupo Especial de Combate aos Crimes Ambientais e de Parcelamento Irregular do Solo Urbano, em São Paulo, SP. Mestre em Direito Animal pela Universidade Autônoma de Barcelona. Diretora Acadêmica Sudeste da Escola Superior da ABRAMPA – Associação Brasileira do Ministério Público do Meio Ambiente. Diretora de Articulação do IAA – Instituto Abolicionista Animal. Coordenadora do SUD-WEN, grupo que congrega membros do Ministério Público de todos os países da América do Sul, visando implementar os termos da CITES e, portanto, combater o crime de tráfico de espécies silvestres.
Renata Zancan, Psicanalista, fundadora do Projeto Espaço de Palavra que há 15 anos oferece atendimento em psicanálise clínica para Pessoas de baixa renda e Moradores de Rua nas cidades de São Paulo e Ibiúna. Fundadora do Projeto Ria Rua que há 05 anos participa com comunidades interessadas em desenvolver atividades de leitura; oficinas de arte, bonecas e costura; reaproveitamento e transformação de pequenos objetos de descarte em horta doméstica; palestra e encontros com professores e pais de alunos de Escolas Públicas e de periferia, sobre violência doméstica e sexualidade infantil.
Laerte Fernando Levai, Promotor de Justiça atuando no GAEMA (Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente / Núcleo Paraíba do Sul), do Ministério Público de SP. Pesquisador do Diversitas – Núcleo de Estudos das Diversidades, das Intolerâncias e dos Conflitos, ligado à Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da USP.
Sérgio Greif, Biólogo formado pela UNICAMP, mestre em Alimentos e Nutrição com tese em nutrição vegetariana pela mesma universidade, especialista em gerenciamento ambiental pela ESALQ – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo, professor do IPOG – Instituto de Pós-graduação e Graduação, professor do Senac de SP, ativista pelos direitos animais, vegano desde 1998, consultor em diversas ações civis publicas e audiências públicas em defesa dos direitos animais.
Programação
14h – Abertura
14h10 – Caça e maus-tratos contra animais, com Vania Maria Tuglio
14h50 – Da Letra da Lei à Lei do Desejo Inconsciente, com Renata Zancan
15h30 – Coffe break vegano
15h50 – Direito dos animais – avanços e retrocessos, com Laerte Fernando Levai
16h40 – Controle populacional de javalis, com Sérgio Greif
17h20 – Plenária (perguntas aos expositores) / atividade em grupo
18h00 – Encerramento
Inscrições
As inscrições são GRATUITAS e podem ser feitas no site da UMAPAZ.
Com informações e fotografia do site Olhar Animal. Arte: Observatório Eco.