Paris avança em políticas de mobilidade urbana

em 23 January, 2018


Paris

Paris, a capital francesa, chamou a atenção internacional de todos no final de 2016, quando superou Nova Deli e Pequim como tendo a pior qualidade do ar entre as principais cidades globais. Segundo o site CityLab, o principal culpado é a poluição dos veículos à diesel que proliferam na França.

Até recentemente, o governo francês subsidiava o uso do diesel. Agora, o objetivo nacional é proibir as vendas de carros à gasolina e diesel até 2040.

Contudo a boa notícia é que Paris, apesar de medidas pontuais equivocadas do governo francês, está firme na adoção de políticas públicas de mobilidade urbana desde a década de 90, conseguindo ao longo do tempo, restringir o uso do automóvel pela cidade, incentivar a adoção de bicicletas e promover o avanço do transporte público de massa.

Dessa forma, houve a diminuição do número de carros e o aumento de espaços públicos que facilitam a caminhada de pedestres, além da implantação de ciclovias, renovação de áreas verdes, diminuição de estacionamentos e alargamento de calçadas.

Também vale a pena notar que Paris observou um declínio significativo nas mortes de trânsito – quase uma queda de 40% desde 2010, de acordo com dados fornecidos à CityLab pela Association Prévention Routière.




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