Instituto realiza consulta pública sobre padrões de consumo
Da Redação em 11 December, 2014
Tuite
O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) realiza desde novembro, uma consulta estruturada dentro de parâmetro internacional sobre a percepção de especialistas e interessados selecionados a respeito de padrões de consumo para o desenvolvimento sustentável. Essa iniciativa é realizada em continuidade aos trabalhos do Centro por ocasião da Rio+20.
A Agenda 21, adotada na conferência Rio 92, aponta o padrão insustentável de produção e consumo como a maior causa da contínua deterioração do meio ambiente global. O documento final da Rio+20, O Futuro que queremos, reafirmou a necessidade de implementação da Agenda 21, assim como clamou pela construção de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para ir além dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e estabelecer uma trajetória rumo à criação de um modelo global de desenvolvimento sustentável.
Dentro desse contexto, a consulta internacional visa fornecer subsídios às negociações de definição dos ODS mediante o mapeamento das percepções de profissionais do governo, do empresariado, da sociedade civil e da área acadêmica sobre questões relacionadas a padrões de consumo. Ela permitirá a identificação das semelhanças e diferenças nas visões desses públicos nos diversos países, gerando assim, informações que possam ser utilizadas no debate em curso.
A consulta está sendo coordenada pelo CGEE, em cooperação com o Instituto Akatu, a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (Cebds), o Instituto para o Desenvolvimento Sustentável e Relações Internacionais (Iddri), o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IRD), a Agência Sueca para Análise de Crescimento (Growth Analysis) e o Centro Mundial para Desenvolvimento Sustentável (Centro Rio+). Com informações da assessoria do CGEE.