Cetesb multa Agrovia em R$ 15 milhões por dano ambiental

em 4 December, 2013


A Cetesb aplicou uma multa de R$ 15 milhões à empresa Agrovia S/A, operadora de transporte multimodal, sediada no bairro Jardim Rossi, em Santa Adélia (SP), por causa dos diversos danos decorrentes do incêndio ocorrido na empresa entre os dias 25 e 30 de outubro último. O episódio ocasionou poluição com a emissão de aproximadamente 5 mil metros cúbicos de águas residuárias e o carreamento de cerca de 1.000 toneladas de açúcar caramelizado para a Rua Cesar Rossi, no município de Santa Adélia, provocando a perda de oxigênio dissolvido das águas superficiais dos rios São Domingos e Turvo, em trechos de 25 e 60 quilômetros, respectivamente, com a mortandade de aproximadamente 14 toneladas de peixes.

Além da multa, a Agência Ambiental de São José do Rio Preto, que por parte da Cetesb coordenou as ações emergenciais em torno da ocorrência, fez as seguintes exigências à empresa:

 01. Destinar de forma ambientalmente adequada, cerca de 17.000 toneladas de açúcar e outros resíduos sólidos (escombros, entulhos de construção civil etc) originados no sinistro;

02. Apresentar estudo para a recuperação da ictiofauna dos rios São Domingos e Turvo;

03. Instalar, manter e operar adequadamente sistema de ventilação local exaustora e equipamento de controle de poluição do ar, utilizando a melhor tecnologia prática disponível, nas áreas de movimentação e de armazenamento de açúcar localizadas junto ao armazém “1″ de 45.000 toneladas;

04. Apresentar Plano de Contingência para o exercício das atividades da empresa de modo a evitar danos à população e ao ambiente em eventual ocorrência de sinistros;

05. Adequar as instalações da empresa às normas de prevenção e combate a incêndios, devidamente aprovadas pelo Corpo de Bombeiros.

 Salvamento de 16 toneladas de peixes

O episódio ambiental de Santa Adélia foi um dos mais intensos e extensos já ocorridos no interior do Estado de São Paulo. A Cetesb e o 4º Batalhão de Policia Ambiental de São Jose do Rio Preto coordenaram uma operação de salvamento de peixes sem precedentes. Logrou-se êxito no salvamento de aproximadamente 16 toneladas ao longo de mais de 100 quilômetros do Rio Turvo. Com esse salvamento viabilizou-se a geração de centenas de milhões de alevinos, uma vez que estamos no período da Piracema. Infelizmente, morreram 14 toneladas de peixes. Foram praticamente 15 dias de trabalhos, 3. 000 km de rodovias percorridos, centenas de aferições da qualidade da água, cinco embarcações e centenas de policiais e colaboradores envolvidos, mais de 100 quilômetros de rios vistoriados.

Segundo a assessoria de imprensa da Agrovia, a empresa já foi notificada da multa e está estudando o procedimento que irá adotar.  Com informações da Cetesb e Agência Brasil.




Deixe um comentário