Embalagem da Natura se destaca por menor impacto ambiental
Da Redação em 29 October, 2013
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Inovação na cadeia produtiva de seus produtos é um fator fundamental para empresas que buscam respeitar mais o meio ambiente. A empresa Natura desenvolveu uma linha de produtos de uso diário para corpo, banho e cabelos, por meio de um processo eficiente, que usa menos materiais e ingredientes para gerar menos resíduos, diminuir o desperdício e o impacto ambiental.
Além das embalagens terem um design inteligente, que utiliza menos matéria-prima e aproveita até a última gota de cada produto, o design da linha de produtos SOU é inspirada na natureza, em especial no formato da gota, a medida mais essencial que um líquido pode ter. O formato é único para toda a linha, com cores que diferenciam as categorias de produtos, facilitando a escolha e criando uma identificação rápida, intuitiva e natural – os verdes limpam, os azuis hidratam e os tons quentes, como vermelho, tratam.
Utilizar um formato único para todas as categorias de produto também faz parte da escolha da marca em focar no que é essencial. Com a padronização da embalagem foi otimizado o transporte, o espaço necessário para armazenamento, a simplificação dos controles, do processo produtivo, estoques e movimentações dentro e fora da fábrica.
A embalagem é amiga do meio ambiente: usa 70% menos plástico, emite cerca de 60% menos CO2 e gera 3x menos resíduos, se comparada às embalagens convencionais do mercado. Para se ter uma ideia, para cada 1000 embalagens vazias de SOU, seria possível transportar apenas 28 embalagens convencionais do mercado. Por isso, nem precisa de refil.
Reconhecimento
Inclusive a embalagem de SOU foi premiada no iF Design Awards (você já deve saber, mas não custa comentar: a organização iF atua desde 1953 destacando-se como uma das mais respeitadas e reconhecidas instituições de design no mundo) na categoria iF Packaging Design Award, que avalia design e arte gráfica de embalagens, materiais e técnicas de produção. O prêmio foca nas qualidades funcionais da embalagem e contempla estética, sustentabilidade e economia no uso dos materiais.
A Natura SOU em parceira com as agências Questto|Nó e Tátil concorreu com outros 255 inscritos de 51 países diferentes na categoria. Com informações da assessoria.