Siemens cria centro de desenvolvimento urbano em Londres

em 3 October, 2012


A Siemens inaugurou em Londres seu primeiro centro para o desenvolvimento urbano sustentável, o The Crystal. O edifício em forma de cristal servirá como centro de conferências, plataforma de diálogo urbano e centro de tecnologia e inovação, reunindo tomadores de decisões políticas, especialistas em infraestrutura e o público em geral para desenvolver conceitos para o futuro das metrópoles. “As cidades são os motores da economia mundial e também têm o maior impacto sobre o meio-ambiente. O sucesso ou o fracasso do desenvolvimento do nosso planeta dependerá do desenvolvimento dos grandes centros. Olhando para frente, para o futuro urbano, o The Crystal exibe uma ampla variedade de oportunidades e soluções concretas”, afirmou Peter Löscher, Presidente e CEO da Siemens, na cerimônia de abertura.

Encerrada a fase de construção, que durou cerca de um ano e meio, o The Crystal leva à capital britânica uma arquitetura de destaque e um dos edifícios mais ecológicos do mundo. Cerca de € 35 milhões foram investidos no projeto. Concebido pelo escritório de arquitetura Wilkinson Eyre, o prédio conta com um auditório de 270 lugares e reúne a maior exposição do mundo sobre sustentabilidade urbana. Ostentando uma área de 2.000 metros quadrados, a exposição apresenta soluções de infraestrutura que tornam a vida nas cidades mais sustentável e ecológica, elevando, ao mesmo tempo, sua qualidade. No local serão realizadas pesquisas voltadas a tecnologias e inovações para o futuro das metrópoles. Além disso, o setor de Infraestrutura e Cidades coordenará seus gerentes de contas a partir do The Crystal.

“Cidades do mundo inteiro estão fazendo investimentos para melhorar seus suprimentos de água, redes elétricas, sistemas de transporte e infraestruturas de edifícios. Sozinho, nosso mercado potencial tem um volume de € 300 bilhões. Nessa área em crescimento, o The Crystal nos ajudará a intensificar o diálogo com os nossos clientes. O novo centro é a vitrine, ponto de contato e mentor do nosso setor”, observou Roland Busch, membro do Conselho Diretivo da Siemens AG e CEO do Setor de Infraestrutura e Cidades.

Sustentabilidade

Estendendo-se por uma área de mais de 6.300 metros quadrados, o The Crystal é um modelo de eficiência energética. As instalações consomem 50% menos energia e emitem 65% menos dióxido de carbono do que as edificações tradicionais. Fontes de energia renováveis atendem às necessidades de aquecimento e refrigeração do The Crystal, um sistema fotovoltaico gera eletricidade verde e a água da chuva é coletada para uso. Nas avaliações internacionais BREEAM (Building Research Establishment Environmental Assessment Method) e LEED (Leadership in Energy and  Environmental Design), de edifícios energeticamente eficientes, o The Crystal receberá as pontuações mais altas (Excepcional e Platina, respectivamente), o que fará dele um dos edifícios mais ecológicos do mundo.

A exposição interativa guiará os visitantes pela infraestrutura urbana do futuro, enfocando possibilidades em mobilidade sustentável, tecnologias de construção e suprimentos de água e energia, além de soluções voltadas à saúde. Já o centro de conferências é um fórum independente para engenheiros, arquitetos, urbanistas e tomadores de decisões municipais.

O The Crystal é o maior e sede do primeiro de três centros de competência para cidades, planejados para serem construídos nos próximos anos em Xangai, na China, e Washington, nos Estados Unidos. O centro de Londres, situado no distrito de Newham, nas históricas Docas Royal Victoria, oferece uma plataforma de realização de pesquisa e troca de conhecimento. Com informações da assessoria.




Deixe um comentário