A exploração da Amazônia pelos brasileiros
Da Redação em 7 May, 2012
Tuite
Artigo de Letícia Yumi Marques.
As idas e vindas do novo Código Florestal fizeram surgir nos jornais, fóruns eletrônicos e redes sociais, protestos e manifestações de cidadãos preocupados com a preservação das florestas brasileiras, em especial, claro, da Floresta Amazônica. Não poderia ser diferente, já que é um patrimônio nacional (art. 225, §4º da Constituição Federal). Mas até que ponto seria justo afirmar que ela de fato pertence a todos os brasileiros?
Não vamos tratar aqui dos olhos internacionais que cada vez mais se concentram na Amazônia, nem dos estrangeiros que adquirem grandes extensões de terras na região para o plantio de monoculturas ou criação de animais. Antes de nos preocuparmos com o que vem de fora, sugiro refletirmos sobre nossa própria com relação à “nossa” Amazônia.
Sou paulista, nascida e criada na capital do Estado. Há pouco tempo, passei a frequentar mais a região norte. A natureza é exuberante, sem dúvida! Mas a população, em sua maioria, vive em situação de abandono. Até dezembro de 2011, não havia internet de banda larga em Boa Vista, capital de Roraima e, ainda hoje, em alguns bairros da cidade a conexão só é possível via internet discada. Falta infraestrutura, saneamento básico, saúde. Nós, brasileiros do sul, que ocupamos cargos com poder de decisão, tanto no setor público quanto no setor privado, nos esquecemos dessas pessoas todos os dias. Mas, quando convém, não perdemos a oportunidade de lembrar que um pedacinho daquela preciosa floresta também é nossa, embora não façamos nada para protegê-la ou ajudar aqueles que cuidam da floresta por nós.
A Amazônia é do caboclo, do ribeirinho, do índio, do brasileiro que deixou o conforto do sul e com coragem enfrenta o desafio de levar desenvolvimento à região norte, migrando para lá com sua família. A relação dessas pessoas com a natureza é algo que não se nota em qualquer outro canto do país e estou certa de que, se não fosse por essas pessoas, o Brasil já não teria a Amazônia há muito tempo.
Aos brasileiros do norte, o meu respeito e o meu muito obrigada.
Letícia Yumi Marques, advogada especialista em Direito Ambiental em São Paulo.
(As opiniões dos artigos publicados no site Observatório Eco são de responsabilidade de seus autores.)