BID lança plataforma virtual dos projetos desenvolvidos

em 25 March, 2012


O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) passa a disponibilizar a MapAmericas, uma nova plataforma digital que permite aos usuários ver e acompanhar facilmente os resultados de projetos de desenvolvimento financiados pelo Banco e os seus parceiros membros na América Latina e Caribe.

A nova plataforma (acesse aqui)

A plataforma oferece mapas interativos de países da região com informações detalhadas sobre projetos em execução do BID, desde dados mostrando onde e como o dinheiro está sendo investido até notícias multimídia descrevendo o impacto dos investimentos sobre as comunidades.

“MapAmericas é o resultado de vários anos de reformas que revolucionaram a forma como o BID monitora os resultados e mede o impacto de seus esforços de desenvolvimento”, disse Julie T. Katzman, vice-presidente executiva do BID.

“Esta plataforma torna mais fácil para nós compartilhar os resultados do nosso trabalho com o resto do mundo, e nos permite detectar o que funciona e o que não funciona em termos de desenvolvimento. Esta é uma oportunidade incrível para capacitar as pessoas, de aprender com nossas experiências, e fazer o nosso trabalho melhor”, acrescentou.

Katzman descreveu a iniciativa como parte dos esforços do Banco para demonstrar com mais clareza seu impacto no desenvolvimento. Mapas e dados sobre 141 projetos em cinco dos países mais pobres da região (Haiti, Honduras, Bolívia, Nicarágua, Guiana) além do Uruguai já estão disponíveis no sistema. Os 20 países membros do Banco restantes serão adicionados até o final de 2013.

Os mapas localizam geograficamente os projetos de desenvolvimento. Os visitantes da plataforma só precisam clicar nos ícones para visualizar as informações detalhadas sobre diversos projetos.

A cada clique, o usuário encontra “camadas” de informações sobre cada projeto. Por exemplo, um visitante que busque por projetos de nutrição infantil do BID no Haiti poderá saber quantos postos de saúde foram construídos, localizá-los no mapa e ver fotos reais das clínicas e seus usuários. O visitante também poderá ver informações sobre o número de mulheres e crianças que receberam suplementos de vitaminas, quanto dinheiro tem sido investido para financiar os projetos e como as taxas de mortalidade infantil evoluíram.

A nova plataforma permite ao BID oferecer imagens, vídeos, notícias, estatísticas, indicadores de projetos e outros documentos relacionados, proporcionando uma compreensão abrangente do avanço dos projetos que financia na região. Ao permitir o acesso a tanta informação por parte dos governos e ao público em geral, o Banco espera enriquecer o diálogo com os doadores, os beneficiários e a sociedade civil. Com informações do BID.




Deixe um comentário