Construção civil e a gestão de resíduos sólidos
Da Redação em 29 February, 2012
Tuite
O SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo) assinou, nesta terça-feira (28/02), dois acordos com a Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo e a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).
O compromisso firmado visa estabelecer ações conjuntas em relação à gestão de resíduos sólidos de construção e demolição, contou com a presença do presidente do SindusCon-SP, Sergio Watanabe, do governador Geraldo Alckmin, do secretário estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas.
O sindicato formalizou um protocolo de intenção com a SMA e a Abrelpe (Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais). A meta é desenvolver um sistema declaratório de resíduos sólidos para o Estado de São Paulo. Também foi assinado um convênio do SindusCon-SP com a SMA para a implementação de ações de promoção da gestão de resíduos sólidos no setor da construção civil.
A iniciativa prevê a elaboração de folhetos sobre pequenos e grandes geradores, áreas de transbordo e triagem, áreas de destinação e beneficiamento e transporte e eventos sobre o tema. Um vídeo e gibis abordando temas como preservação de água, energia e recursos naturais, coleta seletiva e destinação correta dos resíduos do setor será produzido em parceria com o Senai-SP.
Pesquisas conjuntas sobre a geração de resíduos nos municípios e educação ambiental, além de ações voltadas aos gestores públicos também deverão acontecer ainda em 2012. A iniciativa prevê ainda incentivos para a reciclagem, com o estimulo ao uso de agregados reciclados e a elaboração de normas técnicas que regulamentem sua utilização. Com informações da assessoria.