Abrelpe e prefeitura de SP firmam convênio para recolher lixo eletrônico

em 25 August, 2011


A Abrelpe (Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais) e a Prefeitura de São Paulo firmaram acordo, nesta quarta-feira (24/08), para a implantação de pontos permanentes de logística reversa de lixo eletrônico.

Esse sistema de logística reversa de lixo eletrônico será implantado pela Abrelpe e contará com dois pontos permanentes no município de São Paulo que permanecerão ativos até dezembro de 2011. Posteriormente essa data, serão implantados novos pontos permanentes em outras regiões da cidade.

Para esta fase inicial, a iniciativa contemplará a logística reversa dos resíduos de equipamentos eletroeletrônicos, incluindo computadores, celulares, impressoras, câmeras digitais, televisores, videocassetes, mp3 players, dentre outros.

Trata-se da primeira iniciativa de logística reversa permanente colocada em prática por um município e que torna tangível atender as metas da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que estipula o ano de 2014 o prazo final para que somente os rejeitos sejam destinados a aterros sanitários, enquanto os demais resíduos devem ser reutilizados, reciclados, recuperados e revalorizados em processos adequados e licenciados.

Com a instalação dos pontos permanentes de recebimento de lixo eletrônico a cidade de São Paulo dá o exemplo de que é possível avançar na gestão de resíduos sólidos, por meio de parceria entre o poder público e a sociedade civil organizada, conscientizando a população para cumprir com seu papel e contribuir efetivamente para constante melhoria das condições ambientais no município, enfatiza o diretor executivo da entidade, Carlos Silva Filho.

Capacitação de agentes ambientais

A Abrelpe também assinou termo de cooperação técnica com a Associação Reciclázaro, que promove, por meio de ações socioambientais, a reintegração na sociedade de pessoas em situação de risco social e dependentes químicos. O acordo tem como objetivo a identificação e a capacitação de agentes ambientais ligados a cooperativas de catadores de materiais recicláveis que atuarão em conjunto no projeto da logística reversa do lixo eletrônico.

A capacitação do acordo de cooperação técnica contará com materiais técnico, visual e didático, de conteúdo focado na área de manejo de resíduos sólidos e resíduos de equipamentos eletro-eletrônicos. As ações também contemplam cursos, palestras e oficinas destinados aos agentes ambientais, que passarão periodicamente por atividades de atualizações. Com informações da Abrelpe.




Deixe um comentário