ONU fará estudo sobre impacto sonoro do homem na vida marinha

em 17 August, 2011


A UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) em Paris irá sediar, entre 30 de agosto e primeiro de setembro, um encontro que dará início a uma década de investigações sobre os impactos sonoros das atividades humanas nos oceanos sobre espécies marinhas.

A Organização afirma que, apesar da falta de estudos comprobatórios, existe uma crescente suspeita de que a expansão do processo de industrialização sobre os mares tenha reduzido a capacidade dos animais encontrarem alimento, parceiros, assim como evitar predadores. “Diversas espécies marítimas dependem, sobretudo do som para obter informação do ambiente, como os humanos dependem da visão ”.

Cientistas marinhos, representantes do setor privado e de órgãos militares participarão do encontro, previsto para planejar a próxima década de Experiência para o Oceano Internacional Silencioso (IQOE , na sigla em inglês para International Quiet Ocean Experiment), que busca preencher as lacunas de conhecimento para um controle mais eficaz do barulho humano. Com informações da ONU/Brasil.




Deixe um comentário