Estrutura do PNUMA será fortalecida após Rio + 20

em 23 February, 2012


Ministros do Meio Ambiente dos países que integram o Conselho Administrativo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) se comprometeram a fazer da Rio+20 um sucesso. O Conselho encerrou um debate de três dias na última quarta-feira (22/02) na sede do programa, em Nairóbi (Quênia), sobre temas como a Economia Verde e a Erradicação da Pobreza, além da proposta de fortalecer o mandato e o suporte financeiro do PNUMA.

A ideia em debate sobre o futuro do programa é transformar o PNUMA em um agência especializada, nos moldes da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e da Organização Mundial da Saúde (OMS). A medida seria parte do resultado da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio+20.

A proposta é apoiada por mais de 100 países, incluindo membros da União Africana e da União Europeia.

Em declaração, ministros e representantes de governos de quase 150 países descreveram a Rio+20 como uma oportunidade única para abordar desafios econômicos, ambientais e sociais no contexto do desenvolvimento sustentável. “Ministros do Meio Ambiente do mundo todo enviaram uma mensagem clara para a Rio+20 – especialmente de que é necessário um foco urgente na ampliação da implementação do desenvolvimento sustentável e que decisões transformadoras e ousadas precisam ser tomadas daqui a quatro meses no Brasil”, afirmou o Diretor Executivo do PNUMA, Achim Steiner.

Ao final do Conselho Administrativo, governos também tomaram decisões sobre assuntos específicos, como nas áreas de químicos e de produção e consumo sustentável. Com informações da ONU.




Deixe um comentário