Notas Ambientais
Da Redação em 27 November, 2011
Tuite
Corredor Ecológico
Na próxima terça-feira, dia 29 de novembro, a Associação Corredor Ecológico do Vale do Paraíba (ACVEP) e o Instituto Ethos promoverão Seminário de Mobilização sobre as atividades desenvolvidas para recuperação e desenvolvimento da região.
O objetivo do Projeto Corredor Ecológico é preservar e restaurar 150 mil hectares de Mata Atlântica em 10 anos por meio do plantio de 200 milhões de mudas nativas, na porção paulista da bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul.
Planejamento urbano
Acaba de ser lançado o Plano São Paulo 2022, que tem por objetivo contribuir para o planejamento do futuro da cidade nos próximos 10 anos. O documento, que está disponível no portal da Rede Nossa São Paulo, contém um conjunto de diretrizes, indicadores e metas que apontam para uma capital paulista justa e sustentável.
Economia de água
A AcquaBrasilis foi a empresa escolhida para implantar projeto que armazena e reutiliza água de chuva para fins não potáveis, na Escola Municipal de Ensino Básico EMEB Heitor Gloeden, em Ferraz de Vasconcelos (SP).
O sistema implantado no terreno atrás do estacionamento, sem atrapalhar a rotina dos alunos, é responsável pela coleta da água de chuva dos telhados e coberturas, que é encaminhada para a limpeza de bacias sanitária e mictória; irrigação de áreas verdes; e limpeza de áreas externas (quadra, pátios, paredes, etc), reduzindo o consumo de água em até 50%.
Projeto Arara Azul
Neste mês de novembro, o projeto Arara Azul comemora 22 anos de atividades contra a extinção da espécie no Pantanal Sul Mato-Grossense, sempre contando com o patrocínio da Fundação Toyota do Brasil. Em 1990, foram contabilizadas apenas 1.500 araras-azuis na região, hoje este número passa de 5.000 indivíduos graças aos esforços do projeto.
Rio + 20
As Nações Unidas realiza o lançamento da campanha mundial “O Futuro que Queremos”, o evento tem o apoio do Instituto HUMANITARE. Local e Data: Segunda-feira, dia 28 de novembro, às 10h00, no Palácio Itamaraty, no Rio de Janeiro.
O lançamento da campanha “O Futuro que Queremos” é a primeira atividade do 1º Encontro Global de Diretores de Centros de Informação da ONU que acontece entre os dias 28 e 30 de novembro, como parte das atividades das Nações Unidas de promoção da Rio+20.
Site oficial Rio + 20
A pouco mais de sete meses da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) é lançado o site oficial da Rio+20 em português. Para acessar clique aqui.
Selo Wind Made
A Widex, multinacional dinamarquesa fabricante de aparelhos auditivos recebeu o selo europeu Wind Made, entre 15grandes empresas que se comprometeram a abastecer sua demanda por energia com, ao menos, 25% de energia eólica. As outras empresas são: Deutsche Bank, Bloomberg, Motorola Mobility, BD, Method, Better Place,Droga5, G24 Innovation, Engraw, RenewAire, TTTech, Vestas Wind Systems, PwC DKe Lego Group.
Baía de Guanabara
O BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) aprovou empréstimo de US$ 452 milhões para a melhoria da coleta de esgotos nos municípios afluentes da Baía de Guanabara, um dos maiores símbolos da beleza natural do Rio de Janeiro.
Com os recursos, o governo do Estado do Rio de Janeiro avançará com o Programa de Saneamento Ambiental dos Municípios do Entorno da Baía de Guanabara (PSAM), uma região que abriga uma população de mais de 10 milhões de pessoas.
Segurança alimentar
Para discutir a garantia de abastecimento de alimentos à população mundial, a empresa Mosaic promove em São Paulo, a partir do próximo dia 29 de novembro, a quarta edição do Mosaic Conecta, encontro de líderes do setor de agronegócios. Na programação do evento, dividida em dois dias, estão previstos painéis e debates técnicos com especialistas, entre eles Maílson de Nóbrega, e representantes de entidades do setor. Quando: 29 e 30 de novembro de 2011. Onde: Hotel Gran Estanplaza.