Notas Ambientais

em 15 November, 2011


Medalha britânica

Gérard Moss receberá das mãos da Rainha Elizabeth a medalha e o título de Membro da Ordem do Império Britânico (MBE), distinção concedida por préstimos à sociedade que merecem reconhecimento público. Gérard será condecorado pelo serviço prestado nas questões ambientais que envolvem o Brasil, no dia 18 de novembro, no Palácio de Buckingham – Londres.  

Explorador ambiental, piloto e engenheiro, Gérard Moss é naturalizado brasileiro há duas décadas e se dedica a promover a preservação e o uso racional das águas. Mais recentemente, através do Projeto Rios Voadores que ele idealizou, viabilizou pesquisas e articulou a divulgação sobre a influência da floresta amazônica no clima brasileiro, focando especialmente numa preocupação com as águas e as chuvas.

Seminário

Evento “Brasil e os Temas Globais: água, energia, mudança do clima e segurança alimentar”, terá a participação de Fernando Gabeira, deputado federal, Fabio Feldmann, ex-secretário do meio ambiente e consultor em sustentabilidade e os embaixadores Luiz Augusto de Castro Neves e Rubens Ricupero. Na próxima quinta-feira, 17, às 8h30min, no Senac Consolação- Rua dr. Vila Nova, 228, Consolação, São Paulo.  Na oportunidade serão lançados 4 estudos inéditos sobre cada tema, feito por docentes da USP eda UFRJ.

Troféu do GP Brasil de Fórmula 1

O Grande Prêmio Petrobras do Brasil de Fórmula 1, que será disputado no dia 27 de novembro, em São Paulo irá oferecer a cada um dos três vencedores um troféu em que foi incrustada uma rocha, com idade estimada em 120 milhões de anos, retirada do fundo do reservatório do pré-sal, a uma profundidade de 5 mil metros. A criação dos troféus ficou a cargo do artista plástico Paulo Soláriz.

Latin Lawyer

O advogado Fabricio Dorado Soler, coordenador do Departamento de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Felsberg e Associados, integra a lista de líderes na área de Direito Ambiental da América Latina, segundo a publicação Latin Lawyer.

Brasil Natural

Valdemir Cunha, um dos mais renomados fotógrafos brasileiros especializados em imagens que retratam o meio ambiente, natureza e viagens, lança na próxima terça-feira (22/11), às 18h30, na Livraria da Vila, o livro Brasil Natural (Editora Origem), misto de arte e fotografia com literatura de viagem. A obra apresenta o olhar sensível e apurado do fotógrafo que captou inúmeras imagens feitas durante viagens a sete parques nacionais.

Brasil Natural também traz textos do escritor e jornalista Xavier Bartaburo, que descreve as belíssimas imagens que recheiam as páginas do livro e revela ao leitor toda a beleza, geografia e características locais de cada uma das regiões visitadas.

Relatórios

As empresas brasileiras, segundo a pesquisa “Emissão de Relatórios de Responsabilidade Corporativa 2011” da KPMG Global, foram as que mais expediram Relatórios de Sustentabilidade (RS).  O trabalho aponta que, no Brasil, cerca de 88% das empresas emitem relatórios de responsabilidade corporativa  ou de sustentabilidade (RS), dez por cento a mais do que o registrado no último estudo, divulgado em 2008, colocando o Brasil em sexto lugar no ranking global, atrás de Países como Inglaterra, Japão e Dinamarca, mas a frente dos Estados Unidos, Finlândia, Holanda e Canadá.

Florestas plantadas

Um setor cujo valor bruto da produção alcança quase R$ 52 bilhões– o equivalente a 17% da produção agrícola brasileira, a silvicultura tem se transformado em uma economia de mercado no País. Contudo, o ritmo de crescimento da produção florestal não deverá ser suficiente para atender a demanda, destacadamente da parte da indústria de celulose e papel. O alerta foi feito por Jefferson Bueno Mendes, presidente da Pöyry Silviconsult, maior empresa de consultoria especializada em negócios florestais.

Conservação 

Com o objetivo de resolver os significativos desafios de conservação regionais para benefício da natureza e do povo da América Latina, 34 dos principais líderes empresariais e políticos da região formaram o Conselho de Conservação para a América Latina, sob a coordenação da organização de conservação mundial, a The Nature Conservancy (TNC).




Deixe um comentário