Ibama emitiu 473 licenças ambientais em 2010
Da Redação em 11 March, 2011
Tuite
A diretora de licenciamento do Ibama ((Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais), Gisela Forattini, apresentou um panorama sobre o “Licenciamento Ambiental Federal – Avanços e Desafios”, em Brasília, no inicio de março.
Segundo a diretora, em 2010 a produção técnica da Diretoria de Licenciamento do Ibama, incluindo notas, informações e pareceres técnicos, alcançou a marca de 1.775 documentos e foram emitidas 473 licenças ambientais, mais de uma por dia ao longo do ano. Ela ressaltou que embora tenham ocorrido alguns questionamentos em juízo, nenhuma dessas licenças foi anulada judicialmente.
A diretora afirmou que, até o final do ano, a instituição pretende dobrar o número de analistas ambientais no quadro do licenciamento. Para tanto, realizará concurso de remoção interna e os perfis profissionais pretendidos já estão definidos. Gisela acredita que o resultado dessa seleção será bastante positiva, pois no Ibama há muitos servidores com doutorado e mestrado, além de longa experiência na análise de impacto ambiental, que podem reforçar o time.
Gisela Forattini também anunciou que, a partir deste ano, o Ibama passou a publicar no Diário Oficial da União a informação sobre devolução de estudos de impacto ambiental inadequado, ampliando a transparência no licenciamento. Com informações do Ibama.
Veja a íntegra da apresentação “Licenciamento Ambiental Federal – Avanços e Desafios”.