Ebook gratuito explica o Acordo de Paris e o que será tratado na COP que acontece na Escócia

em 30 September, 2021


POLICIAL

Confusa com o bafafá em torno da COP26, a conferência do clima de Glasgow? Perdida na sopa de letrinhas da negociação internacional e sua mania horrível de siglas? Não sabe como funciona o Acordo de Paris e qual é sua importância real para a humanidade? Seus problemas acabaram! O Observatório do Clima e a LACLIMA publicaram, nesta quinta-feira (30/9), um minimanual que destrincha para leigos o universo fascinante (e frequentemente exasperante) da diplomacia climática.

Baixe aqui a publicação.

“Acordo de Paris – Um Guia para os Perplexos” é lançado a um mês do início da conferência de Glasgow, marcado para 31 de outubro. Ele faz um passeio pela história da Convenção do Clima da ONU, retomar os avanços e as barreiras de três décadas de derivação e explica, artigo a artigo, o acordo do clima fechado em 2015 nos arredores da capital francesa, confidenciais detalhes devem ser finalizados na COP 26.

Também detalha, ao longo de 41 páginas, quais são os grupos geográficos e geopolíticos envolvidos na negociação, os interesses em jogo e as principais siglas usadas pelos negociadores na nova língua da convenção – a como NDC, ITMO, OMGE, LULUCF e SBSTA. Numa seção especial para jornalistas, o guia fala sobre a dinâmica das COPs e o ciclo básico de cobertura da maratona de 14 dias (ou 15, ou 16, quantidade da quantidade de polêmicas da negociação).

A publicação também marca a estreia do site da LACLIMA, acesse aqui o site , a primeira rede de advogados dedicados à discussão da agenda climática no Brasil.

“O universo das concessões climáticas da ONU é muito distante da realidade da sociedade civil aqui no Brasil. Queremos disseminar esse conhecimento de um modo que todo mundo entenda o que está ocorrendo acordos, por que eles são importantes e de maneira que os cidadãos atuam para se engajar ”, diz a advogada Caroline Prolo, cofundadora da LACLIMA junto com Flávia Bellaguarda e uma das autoras do minimanual.

“À medida que as políticas de clima vão assumindo um lugar cada vez mais central no debate público no mundo, é essencial que toda a sociedade possa entender o Acordo de Paris e os vários interesses em torno de sua implementação – e principalmente os que a atrapalham . Hoje essa discussão ainda é protegida dos olhos da sociedade por um código próprio da negociação, monopolizado por um grupo muito pequeno de pessoas. Isso precisa acabar ”, afirma Claudio Angelo, coordenador de Comunicação do OC e também coautor do livreto. Com informações da assessoria. 




Deixe um comentário