Pesquisa mostra que a sustentabilidade do produto tem impacto positivo na hora da compra

em 27 May, 2021


Sustentabilidade

Com o dia Mundial do Meio Ambiente se aproximando em 5 de junho, a Toluna, empresa especialista em insights de mercado, foi entender junto aos internautas o quanto a sustentabilidade é importante para eles. Segundo apurou a pesquisa, 94% dos internautas já compraram produtos por eles serem sustentáveis. Ou seja, o hábito de consumir produtos que não prejudiquem o meio ambiente é bastante difundido no país.

Não, só isso: essa característica tem bastante peso e influência no processo de compra dos internautas: 92% dos respondentes da pesquisa afirmaram que a sustentabilidade influencia em seu processo de compra, enquanto apenas 6% são neutros em relação ao selo/característica de produto que não prejudica o planeta.

Mas para que os consumidores adquiram estes produtos, o que mais levam em conta ao ler as embalagens? A pesquisa apurou que o que mais pesa é a presença de ingredientes orgânicos e naturais nas fórmulas (48%), seguida de certificações e selos sustentáveis (47%), material reciclado nas embalagens (40%,) e o fato de não terem sido testados em animais (40%).

O preço geralmente mais alto dos produtos sustentáveis não é empecilho para alguns dos pesquisados: 29% dos internautas concordam totalmente em pagar mais por estes produtos e 46% concordam em desembolsar mais reais por eles. Além disso, 58% dos respondentes acreditam que produtos sustentáveis vão salvar o planeta.

Consciência ambiental

Mudar os hábitos de vida em favor da sustentabilidade do planeta e das reservas naturais também é uma atitude que vem sendo adotada por parcela dos consumidores. Boa parte deles (66%) já deixou de consumir alimentos pensando no planeta. 72% deles afirmam que já deixaram de consumir refrigerantes em prol da sustentabilidade, enquanto 46% dizem terem reduzido o consumo de carne vermelha pensando no impacto ambiental. Já 18% afirmam ter reduzido o consumo de soja em prol da preservação de reservas naturais.

Apesar da mudança em torno dos hábitos alimentares, a mobilidade nos centros urbanos em favor da sustentabilidade ainda esbarra no uso dos poluentes carros: 59 % dos respondentes se locomovem assim, enquanto 54% vão a pé a seus compromissos. Apesar disso, 93% adotariam, o uso de bicicletas em prol da sustentabilidade, caso tivessem a chance. Ao listarem os motivos para não usarem bicicletas, 46% elencaram a falta de ciclofaixas/ciclovias, enquanto 44% disseram não pedalar pela falta de segurança nas ruas.

A pesquisa da Toluna foi realizada no dia 14 de maio de 2021, com 659 pessoas (49% homens, 51% mulheres) das classes A, B e C, segundo critério de classificação de classes usado pela ABEP – Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa , onde pessoas da classe C2 têm renda média domiciliar de R $ 4.500 por mês. Estudo feito com pessoas acima de 18 anos, de todas as regiões brasileiras, com 3 pontos percentuais de margem de erro e 95% de nível de confiança. Com informações da assessoria.




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