Minhocão, em São Paulo, ganha mais 2 painéis verdes

em 26 April, 2016


image04

Neste mês de abril, a Regatec entregará mais dois projetos de irrigação em painéis verdes em edifícios localizados ao longo do Elevado Costa e Silva (Minhocão), no centro de São Paulo. Com estes serão seis painéis instalados ao longo da via nos últimos meses. Os painéis, também conhecidos como “jardins verticais” terão 2.000 metros quadrados, com cerca de 30 espécies de plantas e tecnologia de irrigação Rain Bird* com alto desempenho no uso racional da água.

O sistema de irrigação, projetado pela Regatec, consiste em vários perfis de gotejamento, que diferenciam a irrigação de acordo com a altura. A vegetação contará, ainda, com micro aspersão para lavagem das folhas e adubação. Na parte inferior do painel haverá uma calha que coleta de volta a água fazendo um circuito fechado, com total aproveitamento dos recursos hídricos utilizados nestes painéis. O sistema dispõe de um controlador digital com capacidade de monitorar as vazões e, em caso de falha, emitir um alarme. Cada unidade instalada contará com o monitoramento integral de um agrônomo da Regatec.

A Regatec, responsável por essa tecnologia no Brasil, garante que um projeto como este, seguindo à risca o processo correto de instalação e manutenção, pode ultrapassar 20 anos. Para o diretor da empresa, Danny Braz, trata-se de um projeto ousado e integrado de revitalizar a região central, sem se descuidar de aspectos sustentáveis. “Agregar tecnologia de uso racional dos recursos a projetos de impactos socioambiental traz benefícios que vão além da estética, como também melhorias para a qualidade de vida das pessoas nas cidades”, afirma o executivo.

De acordo com Braz, que também é engenheiro civil, a cidade de São Paulo tem um dos dos menores índices de área verde por habitante no país, fato que reforça ainda mais a necessidade de iniciativas como esta. “Além de deixar a cidade esteticamente mais bonita, os ‘jardins verticais’ regulam a temperatura e umidade do ambiente, atua como filtro da poluição atmosférica e ameniza ruídos externos”, finaliza o executivo.

Com 25 anos de mercado, a Regatec destaca-se por uma atuação focada na sustentabilidade dos recursos naturais. A empresa oferece ao mercado soluções completas para captação, coleta, filtragem, armazenagem e gestão da água de chuva. Os equipamentos utilizados nos processos de irrigação da Regatec economizam até 95% de água.

Além de projetos como o jardim vertical do Minhocão, a Regatec também atua nos segmentos estádios de futebol, campos de golf, despoeiramento de fazendas de confinamento de gados, haras, paisagismos e jardinagem, entre outros. Com informações da assessoria.




Deixe um comentário