Projeto cria prêmio Lixo Criativo para incentivar reciclagem

em 22 January, 2012


Está em análise na Câmara Federal o Projeto de Resolução 88/11, do deputado Manoel Junior (PMDB-PB), que cria o prêmio Lixo Criativo para cidadãos e entidades da sociedade civil que apresentarem projetos inovadores de reciclagem e de tratamento ou redução de geração de resíduos sólidos.

Segundo o deputado, a intenção é reconhecer e incentivar iniciativas que ajudem a dar eficácia à Lei dos Resíduos Sólidos (Lei 12.305/10).

Pelo texto, o prêmio será concedido a cada dois anos em duas modalidades: uma para ideias propostas por cidadãos acima de 18 anos e outra para projetos já executados ou em processo de execução promovidos por entidades sem fins lucrativos.

A premiação será organizada pela Comissão de Desenvolvimento Urbano, que ficará responsável por seu regulamento.

Participação

O autor lembra que a Lei dos Resíduos Sólidos foi aprovada após mais de 20 anos de discussão no Congresso. Ele afirma que, para a lei ser cumprida, é necessário o envolvimento de toda a sociedade.

“O objetivo do projeto é chamar a atenção da população para que ela participe do debate sobre como podemos contribuir para enfrentar a questão dos resíduos sólidos, e para que ela se envolva em ações concretas nesse sentido”, disse Manoel Junior.

A proposta prevê que os projetos premiados terão ampla divulgação nos canais de comunicação institucional da Câmara. “Com isso, a Câmara mostra que sua preocupação não se esgota na elaboração legislativa em si, alcançando também a execução das leis e seus efeitos para a população”, concluiu o parlamentar.

A proposta será analisada pela Mesa Diretora da Câmara e pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, será votada em Plenário. Com informações da Agência Câmara.




2 Comentarios

  1. Clara de Assis Rodrigues Andrade, 12 anos atrás

    Parabéns, a esta iniciativa precisamos de uma politica seria com transparência e que busque vida melhor para sociedade.E o todos juntos para o Brasil sem enchentes.

  2. Luciano Brito, 12 anos atrás

    Boa tarde, gostaria de saber como eu faço para obter uma licença para reciclar lixo eletrônico, conheço muito sobre esses equipamentos pois trabalho com informática ha 15 anos e telefonia, sempre vejo nas ruas esses materiais.Um dia assisti a uma matéria onde um Rapaz começou este trabalho hoje ele exporta para a Europa todo o material separado, mas minha intenção inicial é tirar das ruas ou impedir que vão para as ruas, e logo para a Natureza.
    Quero saber se vocês podem me ajudar a esclarecer, quero iniciar este trabalho pois existem muitas quimicas dentro dos eletrônicos, principalmente monitores,Cpu entre outros.
    Pesquisei sobre os efeitos que causam esses materiais em contato com o solo, e passando para a alimentação causa um verdadeiro desastre, e não queremos isso de maneira alguma.
    Por favor conto com voçes para iniciar este trabalho o mais rápido possível pois tenho 4 filhos e quero um mundo melhor para eles.

    Agradeço dese já, Luciano Brito.


Deixe um comentário